CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DO/A ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e006.id966Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Objetivos, Educação ProfissionalResumo
Este estudo buscou compreender os objetivos dos/as professores/as de Educação Física (EF) do Instituto Federal Sul-rio-grandense em relação aos/às alunos/as do Ensino Médio Integrado (EMI). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores/as, entre seis e 15 anos em atuação, trabalhando em aulas regulares para o EMI, de sete campi da instituição. Para compreensão e interpretação dos dados, aproximou-se da técnica de análise de conteúdo. A partir da análise das entrevistas, chegou-se a três categorias: desenvolvimento para a cidadania; vivências e experiências corporais; qualidade de vida e saúde. Os resultados evidenciaram uma atenção voltada ao desenvolvimento integral do/a aluno/a; à oferta de variadas vivências da cultura corporal, a fim de que o/a estudante possa identificar-se com alguma e levá-la para o seu cotidiano; ao desenvolvimento de habilidades motoras envolvidas em diversas práticas corporais; à promoção de aulas, que tanto contribuam para a melhora da qualidade vida quanto para a conscientização em relação à importância de se manterem ativos/as. Os objetivos destacados relacionam-se entre si, contribuindo de forma efetiva para a formação do/a estudante do EMI, reforçando a importância da EF para esse nível de ensino.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Luciano; MARTINS, Fabrício Döring. Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado: limites e possibilidades de uma proposta de intervenção. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 100-120, jan./abr. 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/635. Acesso em: 10 ago. 2020.
ANDRADE, Thiago Eliel; TASSA, Khaled Omar Mohamad El. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. Educación Física y Deportes, Buenos Aires, ano 20, n. 203, abr. 2015. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd203/motivacao-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm. Acesso em: 08 jun. 2020.
BASTOS, Robson dos Santos; SANTOS JUNIOR, Osvaldo Galdino; FERREIRA, Marcelo Pereira de Almeida. Reforma do Ensino Médio e a Educação Física: um abismo para o futuro. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 38-52, set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p38. Acesso em: 08 jun. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOSCATTO, Juliano Daniel; DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física no Ensino Médio integrado a educação profissional e tecnológica: percepções, curriculares. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 99-111, mar. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/39029. Acesso em: 08 jun. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Lei nº 13.145, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 20 mar. 2020.
BRASIL. Resolução n. 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica, 2018b. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf. Acesso em: 08 jun. 2020.
BRITO, Deusdete de Sousa; CALDAS, Fabrizio Soares. A evolução da carreira de magistério de ensino básico, técnico e tecnológico (EBTT) nos Institutos Federais. Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica, Natal, v. 1, n. 10, p. 85-96, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4024. Acesso em: 10 out. 2018.
DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1 (suplemento), p. 5-26, 2001. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/2002828.pdf. Acesso em: 08 jun. 2020.
IFSUL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Projeto Pedagógico Institucional. 2015. Disponível em: http://www.ifsul.edu.br/projeto-pedagogico-istitucional. Acesso em: 23 mar. 2019.
ISAIA, Silvia Maria; BOLZAN, Doris. Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária. Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26, p. 25-42, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v14i26.3424. Acesso em: 22 ago. 2018.
KREMER, Marina Marques; REICHERT, Felipe Fossati; HALLAL, Pedro Curi. Intensidade e duração dos esforços físicos em aulas de Educação Física. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 320-326, abr. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000014. Acesso em: 09 jun. 2020.
KAWASHIMA, Larissa Beraldo; SILVA, Ana Paula Vasconcelos da; MOREIRA, Evando Carlos. Experiências com o Ensino Médio Integrado do IFMT: a ginástica laboral como conteúdo da Educação Física. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 81-99, jan./abr. 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/629. Acesso em: 10 ago. 2020.
MACHADO, Roseli Belmonte; FONSECA, Denise Grosso da; TAVARES, Natacha da Silva. Encaixes ou desencaixes? Um debate sobre a educação física escolar e as propostas para o ensino médio gaúcho. Journal of Physical Education, Maringá, v. 31, n. 1, p. e-3107, fev. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3107. Acesso em: 18 jun. 2020.
MARQUES, Adilson; COSTA, Francisco Carreiro da. Educar para um estilo de vida activo. Caracterização das aulas de um grupo de professores de Educação Física. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física, [S.l.], n. 37, p. 109-123, jun. 2017. Disponível em: https://boletim.spef.pt/index.php/spef/article/view/253. Acesso em: 01 jul 2020.
METZNER, Andreia Cristina et al. Contribuição da Educação Física para o Ensino Médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 106-123, set. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p106. Acesso em: 16 jun. 2020.
MONTIEL, Fabiana Celente. A Educação Física no Instituto Federal Sul-rio-grandense: desenvolvimento da autonomia do(a) educando(a). Orientadora: Mariângela da Rosa Afonso. 2019. 199 p. Tese (Doutorado em Educação Física) - Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
MORAIS, João Kaio Cavalcante de; HENRIQUE, Ana Lucia Sarmento. O professor licenciado na Educação Profissional: quais os saberes docentes que alicerçam seu trabalho? Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica, Natal, v. 1, n. 7, p. 66-74, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3499. Acesso em: 12 abr. 2019.
PEDROSA, Ana Carolina et al. A motivação de estudantes do ensino médio para aulas de Educação Física. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, Joinville, v. 1, n. 1, p. 23-32, jun. 2018. Disponível em: http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/15. Acesso em: 09 jun. 2020.
PEREIRA, Benizáquia da Silva; ARRAIS, Thales Siqueira. A influência das tecnologias na infância: vantagens e desvantagens. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação. Rio de Janeiro, 2015.
RODRIGUES, Adriana Nadolny Franco Lazarin; PORTELA, Bruno Sérgio. Educação Física Escolar: Treinamento funcional com alunos do Ensino Médio. In: HASPER, Ricardo; BARROS, Gilian Cristina; MULLER, Claudia Cristina (Org.). Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, vol. 1. Curitiba: SEED/PR, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/sinopses2016/educacao_fisica_sinopse.pdf. Acesso em: 08 jun. 2020.
ROSSETTO JÚNIOR, Adriano José et al. Jogos educativos: estrutura e organização da prática. 5. ed. São Paulo: Phorte, 2009.
SANTOS, Anderson Oramisio; JUNQUEIRA, Adriana Mariano Rodrigues; SILVA, Graciela Nunes da. A afetividade no processo de ensino e aprendizagem: diálogos em Wallon e Vygotsky. Perspectivas em Psicologia, Uberlândia, v. 20, n. 1, 7 set. 2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/35591. Acesso em: 08 jun. 2020.
SANTOS, Maria Adriana Borges; FERNANDES, Maria Petrília Rocha; FERREIRA, Heraldo Simões. A disciplina de Educação Física no ensino médio: reflexões sobre a prática docente. Revista online de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 3, p. 1113-1123, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11293. Acesso em: 09 jun. 2020.
SILVA, Antonio Carlos da; RODRIGUES, Graciele Massoli; FREIRE, Elisabete dos Santos. Educação Física no Ensino Médio: As percepções dos estudantes sobre as aulas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, out./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43820. Acesso em: 08 jun. 2020.
SILVA, Marlon André da; SILVA, Lisandra Oliveira; MOLINA NETO, Vicente. Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio técnico. Movimento (UFRGS), Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 325-336, jan./mar. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.54333. Acesso em: 09 jun. 2020.
SILVA, Paula Francisca; MELO, Savana Diniz Gomes. O trabalho docente nos Institutos Federais no contexto de expansão da Educação Superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p.1-18, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844177066. Acesso em: 12 abr. 2019.
TELES, Juslei Teixeira; ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. A disciplina Educação Física no Ensino Médio segundo as reformas educacionais: as produções disponíveis na BDTD e na SciELO (2007-2017). Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 6, n. 12 (especial), p. 223-244, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9127. Acesso em: 08 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.