REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p241-254.id96Palavras-chave:
Trabalho docente, Formação docente, Língua portuguesa, Educação profissionalResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida em 2015 e 2016, que foi motivada pela demanda de investigações em torno do tema sobre linguagem e trabalho. Financiada pela PROPES/IFMT e pela FAPEMAT, a pesquisa objetivou investigar como os professores da área de Língua Portuguesa significam a sua formação e sua prática docente e, contribuir, a partir dos resultados, com o desenvolvimento de ações reflexivas e de intervenção para a melhoria do trabalho do professor nas instituições com perfil de formação profissional, como o IFMT. Foi utilizado um questionário elaborado e disponibilizado na ferramenta Google Docs para todos os professores de Língua Portuguesa dos campi do IFMT. Os textos produzidos a partir do questionário revelaram vozes que enunciaram sobre temas como: formação para o ensino de língua portuguesa na educação profissional, gêneros textuais, empecilhos para o agir nos cursos de formação profissional. Os resultados revelaram que o ensino de língua portuguesa nos campi do IFMT segue os novos paradigmas de ensino de línguas, mas é necessário construir, no coletivo de trabalho, uma progressão de gêneros que objetive o desenvolvimento de capacidades para as futuras práticas profissionais do estudante.
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