EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PDF

Palavras-chave

ginástica laboral
prática pedagógica
educação física

Como Citar

KAWASHIMA, L. B.; SILVA, A. P. V. DA; MOREIRA, E. C. EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFMT: A GINÁSTICA LABORAL COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 81-99, 1 maio 2020.

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar duas experiências com o conteúdo de ginástica, mais especificamente de ginástica laboral, em turmas de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT. O artigo se caracteriza como um relato de experiência, de natureza qualitativa-descritiva, tendo como lócus das experiências as aulas de Educação Física do curso técnico em administração do campus Barra do Garças e do curso técnico em agropecuária do campus São Vicente, sendo os sujeitos os alunos matriculados respectivamente nos 2º anos e 3º anos de cada curso.  Em ambas experiências, seguiu-se uma sequência pedagógica que permitiu aos alunos apreender conceitos, realizar diagnósticos, desenvolver atividades práticas e avaliar continuamente as etapas concluídas. Os alunos se sentiram valorizados e motivados com as sequências pedagógicas, avaliações e metodologias adotadas, além de serem instigados a aprender para ensinar, formando sujeitos críticos e autônomos, capazes de agir no e sobre o mundo.Palavras-chave: Ginástica laboral; Prática pedagógica; Educação física. Abstract: This article aims to present two experiences with the content of gymnastics, specifically labor gymnastics, in groups of technical courses integrated with IFMT High School. The article is characterized as an experience report, of qualitative and descriptive nature, having as locus of experiences the Physical Education classes of the technical course in administration of the Barra do Garças campus and the technical course in agriculture of the São Vicente campus, being the subjects students enrolled respectively in the 2nd and 3rd years of each course. In both experiments, a pedagogical sequence followed which allowed students to grasp concepts, perform diagnostics, develop practical activities and continually evaluate the completed stages. Students felt valued and motivated by the pedagogical sequences, assessments and methodologies adopted, and were encouraged to learn to teach, forming critical and autonomous subjects, able to act in and about the world.Keywords: labor gymnastics; pedagogical practice; physical education.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p81-99.id629
PDF

Referências

ABRAHÃO, Julia; Sznelwar, Laerte Idal , Silvino, Alexandre . Introdução a ergonomia: da prática a teoria. São Paulo, SP: Blucher, 2009.

ALMEIDA, Rogério, Marques e colaboradores. A educação física em três campi do IFMT: do saber instituído à prática pedagógica. Revista da Faculdade de Educação. Cáceres, MT, v. 20, n. 2, jul./dez., 2013, p. 35-54.

CARVALHO, Amarilis Oliveira; DITOMASO, Aline. Ginástica no ensino médio. In: DARIDO, Suraya Cristina (org.). Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017, p. 407-423.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.

CORREIA, Walter Roberto. Educação Física no ensino médio: questões impertinentes. 2. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2011.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na

escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília, DF: Liber Livro, 2012.

LIMA, Deise Guadalupe de. Ginástica laboral: metodologia de implantação de programas com abordagem ergonômica. Jundiaí, SP: Fontoura, 2004.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa qualitativa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação. Ponta Grossa, PR, v. 4, n. 2, maio, 2014 p. 31-39.

MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov; LOPES, Tomires Campos. Desafios e propostas para a educação física no ensino médio. In: MOREIRA, Evando Carlos; NISTA- PICCOLO, Vilma Leni. (Orgs.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 177 – 197.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Esporte para a vida no ensino médio. São Paulo: Telos, 2012.

RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física e educação física na escola: uma história de glórias, medalhas e... exclusões. In: MOREIRA, Evando Carlos (Org.). Educação física escolar: desafios e propostas 1. 2. ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009, p. 213-228.

SORIANO, Raúl Rojas. Manual de pesquisa social. Petropólis-RJ: Vozes, 2004.

SOUZA FILHO, Moyses de. Novas territorialidades pedagógicas para a educação física no ensino médio integrado: uma perspectiva pós-crítica. 2014. 234f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2014.

VAGO, Tarcísio Mauro Vago. Pensar a educação física na escola: para um a formação cultural da infância e da juventude. In: Cadernos de Formação RBCE. Campinas, SP: CBCE e Autores Associados, v.1, n.1, 2009, p. 25-42.

Downloads

Não há dados estatísticos.