ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86

Palavras-chave:

Genética, Jogos didáticos, Ensino

Resumo

O ensino da Genética é considerado, muitas vezes, complexo pela forma tradicional como é tratado – memorização e transmissão de conhecimentos, métodos marcantes no ensino tradicional. Este trabalho apresenta alternativa lúdica ao ensino de Genética para alunos do 3º ano ensino médio de uma escola estadual do município de Sorriso, estado de Mato Grosso, por meio da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado “Ludo da Genética”, criado pelos autores e baseado no antigo jogo indiano de ludo Pachisi. Nessa metodologia, o aluno aprende com diversão e relaciona o conteúdo de forma mais curiosa e agradável, além de desenvolver o espírito esportivo saudavelmente. A pesquisa reúne elementos quali-quantitativos, utilizando como instrumento de coleta de dados, dois questionários semiestruturados, aplicados pré e pós jogo aos 98 alunos partícipes da proposta. Os resultados mostraram que o jogo teve boa aceitação pelo professor da disciplina e pelos alunos que o jogaram, considerando os índices de acertos obtidos nas respostas antes e após a aplicação do jogo. Entende-se que o jogo favoreceu a aquisição e internalização de conhecimentos, além de ter promovido lazer e alegria e que materiais didáticos lúdicos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino–aprendizagem, pois fortalecem e enriquecem o ato pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liandra Cristine Belló Grösz , IFMT

Bióloga, Mestre em Ciências da Saúde pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Docente IFMT – Campus Sorriso

Ronny Hudson Faria de Almeida , UFMT

Biólogo, Especialista em Gestão Pública pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso

Referências

AGAME, A. L. D. A. O lúdico no ensino de genética: a utilização de um jogo para entender a meiose, 2010. Disponível em: <http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/ CCBS/Cursos/Ciencias_Biologicas/1o_2012/Biblioteca_TCC_Lic/2010/2o_2010/ANA_LUIZA_ABDO.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2015.

ANDRADE, A. P. R. O uso das tecnologias na Educação: Computador e Internet. Brasília: 2011. Disponível em <http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/ monografias-sobre-tics-na-educacao/o-uso-das-tecnologias-na-educacao-computador-e-internet>. Acesso em: 30 jun. 2015.

BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de biologia no Brasil. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciências, Chile, v. 6, n. 2, p. 299-309, 2007.

CAMPOS, L. M. L.; FELÍCIO, A. K. C.; BORTOLOTO, T. M. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, 35-48, 2003.

CARRAHER, D. W. Caminhos e descaminhos no ensino de ciências. São Paulo: Ciência e Cultura, v. 37, n. 6, jun. 1986.

CASAGRANDE, G. L. A genética humana no livro didático de biologia. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

COSTA, M. A. F. da; COSTA, M. de F. B.; LIMA, M. da C. A. B.; QUEZADA, S.. O desenho como estratégia pedagógica no ensino de ciências: o caso da biossegurança. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n.1, p. 184-191, 2006.

ERIKSON, E. H. Infância e Sociedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1987. Disponível em: <http://www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdf/v2-n1-2011/Renata.pdf> Acesso em: 30 jun. 2015.

FERRARI, K. P. G.; SAVENHAGO, S. D.; TREVISOL, M. T. C. A contribuição da ludicidade na aprendizagem e no desenvolvimento da criança na educação infantil. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v. 5, n. 1, p. 17-22, jan./jun. 2014.

FREIRE, A. de S. O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de Genética no Ensino Médio. FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 2009.

GOLDBACH, T.; MACEDO, A. G. A. Produção científica e saberes escolares na área de ensino de Genética: olhares e tendências. In: JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIAS, 7, 2008, Rio de Janeiro. Anais... Disponível em <http://www.necso.ufrj.br/esocite2008/trabalhos/36294.doc>. Acesso em: 30 jun. 2015.

GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino aprendizagem da matemática. Dissertação de mestrado da faculdade de educação da UNICAMP, Campinas, 1995. Disponível em: <http://www.fc.unesp.br/upload/ pedagogia/TCC20Julia%20Perruchetti%20-%20Final.pdf>. Acesso em: 30 jun.2015.

GRZYBOWSKI, C. Esboço de uma alternativa para pensar a educação no meio rural. Rio de Janeiro, IESAE/FGV, 1983.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva / EDUSP, 5. ed., 2004.

JUSTINA, L. A. D. Ensino de Genética e história de conceitos relativos à hereditariedade. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) UFSC, Florianópolis, 2001. Secretaria de Estado da Educação- SEED.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1999.

MOREIRA, J. C. C.; SCHWARTZ, G. M. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Educ. rev. (on line). 2009, n. 33, pp. 205-220. ISSN 1984-0411. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602009000100014&script=sci_abstract> Acesso em: 30 jun. 2015.

OCA, I. C. M. Que aportes oferece La investigación reciente sobre aprendizagem para fundamentar nuevas estratégias didácticas? Revista Educación, México, v. 19, n. 1, p. 7-16, 2005.

PERALES PALACIOS, F. J. Los trabajos Practicos y La didactica de Lãs Ciências. Enseñanza de las Ciencias, v.12, n.1, 1994.

PEDROSO, C.V. Jogos Didáticos no ensino de Biologia: Uma proposta metodológica baseada em modulo prática. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E III ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 10, Curitiba, Out. 2009. Anais... p.3182-3190.

RÔÇAS, G.; BRANDÃO, M.. A Importância dos Jogos Pedagógicos em Aulas de Biologia. In: CONGRESSO CIENTÍFICO DA UNIVERSIDADE, 10, 2016. Anais.... Rio de Janeiro, Universidade. 2006.

SOARES, M. C. et al. O ensino de ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciências & Ideias vol. 5, n.1. jan/abr -2014.

SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Cienc.Cult.[online]. 2005, v. 57, n. 4, pp. 21-23.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

CRISTINE BELLÓ GRÖSZ , Liandra; FARIA DE ALMEIDA , Ronny Hudson. ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 336–350, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/635. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias