ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86

Palavras-chave:

Genética, Jogos didáticos, Ensino

Resumo

O ensino da Genética é considerado, muitas vezes, complexo pela forma tradicional como é tratado – memorização e transmissão de conhecimentos, métodos marcantes no ensino tradicional. Este trabalho apresenta alternativa lúdica ao ensino de Genética para alunos do 3º ano ensino médio de uma escola estadual do município de Sorriso, estado de Mato Grosso, por meio da utilização de um jogo de tabuleiro intitulado “Ludo da Genética”, criado pelos autores e baseado no antigo jogo indiano de ludo Pachisi. Nessa metodologia, o aluno aprende com diversão e relaciona o conteúdo de forma mais curiosa e agradável, além de desenvolver o espírito esportivo saudavelmente. A pesquisa reúne elementos quali-quantitativos, utilizando como instrumento de coleta de dados, dois questionários semiestruturados, aplicados pré e pós jogo aos 98 alunos partícipes da proposta. Os resultados mostraram que o jogo teve boa aceitação pelo professor da disciplina e pelos alunos que o jogaram, considerando os índices de acertos obtidos nas respostas antes e após a aplicação do jogo. Entende-se que o jogo favoreceu a aquisição e internalização de conhecimentos, além de ter promovido lazer e alegria e que materiais didáticos lúdicos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino–aprendizagem, pois fortalecem e enriquecem o ato pedagógico.

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Biografia do Autor

Liandra Cristine Belló Grösz , IFMT

Bióloga, Mestre em Ciências da Saúde pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Docente IFMT – Campus Sorriso

Ronny Hudson Faria de Almeida , UFMT

Biólogo, Especialista em Gestão Pública pela UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

CRISTINE BELLÓ GRÖSZ , Liandra; FARIA DE ALMEIDA , Ronny Hudson. ENSINANDO GENÉTICA DE FORMA LÚDICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 336–350, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p336-350.id86. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/635. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias