REFLEXÕES SOBRE RELATOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS EXATAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e023.id953

Palavras-chave:

Formação de Professores, Programa de Residência Pedagógica, Prática docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar considerações sobre relatos coletados de licenciandos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa. Estes são analisados pela preceptora e orientadora do programa, abordando a importância da busca pela formação do professor reflexivo e da continuidade de programas que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Os dados são ponderados pela análise de conteúdo de Bardin a partir das respostas dadas a questão de pergunta: “como definiria sua participação durante as horas de regência do PRP?”. Pela análise dos relatos, destaca-se que o programa possibilita aos futuros docentes conhecer e atuar na educação, trabalhar colaborativamente com outros profissionais e buscar aperfeiçoamento constantemente através de uma troca mútua de saberes. As reflexões abordam tanto as dificuldades encontradas quanto as superações realizadas e reafirmam a importância da utilização da teoria aliada à prática no processo de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Rosa Medeiros, Unipampa

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (Unipampa) Professora da Rede Básica de Ensino (Caçapava do Sul, RS).

Mara Elisângela Jappe Goi, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Docente de Ensino de Química (Unipampa) Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Unipampa) e Docente Colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Educação em Ciências (UFRGS)

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª. ed. São Paulo, Cortez, 2011.

ASSMANN, Hugo. Metáforas para reencantar a educação. São Paulo: Unimep, 1996.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Ed. 70, 2011.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. 1ªed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CP n. 09/2001. Diretrizes

Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em

nível superior, cursos de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 8 de maio de

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em 23 de março de 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 02/2015, de 1º de

julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em 23 de março de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 06/2018 CAPES. Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018. 21 p. Disponível em: http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/programa_residencia_pedagogica/documentos_e_publicacoes/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf. Acesso em 23 de março de 2021.

DOMINICÉ, Pierre. L'histoire de vie comme processus de formation. Paris: Éditions L'Harmattan, 1990.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1989.

GÓMEZ, Angel. Ignácio. Pérez. A Função e Formação do Professor/a no Ensino para a Compreensão: Diferentes Perspectivas. IN: SACRISTÁN, José Gimeno; GÓMEZ A. I Pérez (Org.). Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Editora ARTMED, Reimpressão em, 2007.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, Cortez editora, 2006.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari; DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini. Saberes Docentes de um Novo Tipo na Formação Profissional do Professor: alguns apontamentos. Revista do Centro de Educação, ed. 2004, vol. 29, nº 02, Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3846. Acesso em 22 de julho de 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. Teoria e prática. 3ª ed. Editora Alternativa. Goiânia. 2001.

MARQUES, Sabrina Gonçalves; Enfoque CTS no Brasil: olhar sobre as práticas implementadas no Ensino Médio. Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2015. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2014/06/SabrinaGon%C3%A7alvesMarques_TCC.pdf. Acesso em 23 de março de 2021.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. 2015. v. II. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. ECA USP.

NÓVOA, Antonio. (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. 3ª ed. Lisboa:

Publicações Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 4. ed. São Paulo: Cortez e Associados, 1986.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 3ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003

SCHÖN, Donald Alan. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

30.04.2021

Como Citar

ROSA MEDEIROS, Denise; JAPPE GOI, Mara Elisângela. REFLEXÕES SOBRE RELATOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS EXATAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e023, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e023.id953. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/386. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias