LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADE EAD DO IFMT: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p982-998.id676

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação de professores, Licenciatura em Química, Prática docente

Resumo

O presente estudo teve por objetivo identificar aspectos significativos na formação inicial dos professores formadores, desafios e lacunas existentes no curso de licenciatura em EaD e características da atuação docente neste processo formativo. A investigação ocorreu no 1º semestre de 2018 e envolveu 17 formadores do Curso de Licenciatura em Química do IFMT. Foi utilizado um formulário eletrônico para coletar dados, constituído por 7 questões abertas, cujas respostas foram interpretadas por análise de conteúdo. As teorias estudadas, atividades práticas realizadas e postura pedagógica foram marcantes na formação que receberam. Algumas lacunas puderam ser identificadas no curso de licenciatura do IFMT: carência de atividades práticas, formação precária dos estudantes, limitações quanto ao sistema. Sobre a atuação docente, ressaltaram a importância do planejamento e as contribuições proporcionadas pelas aulas. Com estas percepções compreendeu-se como está ocorrendo o processo formativo no IFMT, o que possibilitará planejamento de ações que promovam melhorias no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, UFRGS

Doctor in Sciences Education from UFRGS. Professor at the IFMT Confresa Campus

Eniz Conceição Oliveira, UFRGS

Doctor in Chemistry from UFRGS. Professor at UNIVATES

José Claudio Del Pino, UFRGS

Doctor in Biomass from UFRGS. Professor at UFRGS

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.

BERGE, Zane Laurent. Example case studies in post-secondary, on-line teaching. In: G. Hart & J. Mason. Proceedings of the ‘Virtual University? Symposium’. Melbourne, Australia, n. 21, n. 22, p. 99-105, November, 1996.

CAETANO, Thiago Costa; REZENDE JUNIOR, Mikael Frank. A visão dos tutores no curso de licenciatura em física, modalidade a distância, da Universidade Federal de Itajubá - MG. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória-ES. Atas... São Paulo: Editora da SBF, 2009. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=snef&cod=_avisaodostutoresnocursod. Acesso em: 07 ago. 2018.

FERNANDES, Maria Manuela; SILVA, Maria Helena Santos. O trabalho experimental de investigação: das expectativas dos estudantes as potencialidades no desenvolvimento de competências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 1, p. 45-58, jan/abr., 2004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4095. Acesso em: 13 jun. 2018.

FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWIG, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Revista Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/08-PE-5207.pdf. Acesso em: 07 ago. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LITTO, Fredric. Michael; FORMIGA, Marcos. (org.) Educação a distância: o estado da arte. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de química: Professores/Pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.

MASSENA, Elisa Prestes; MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Concepções sobre currículo de formadores de professores: o curso de licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 1476-1484, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000800032

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; MOTA, Rejane Dias Pereira. A pesquisa nas licenciaturas em química dosinstitutos federais de Goiás: identidades em trânsito. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, v. extraordinário, p. 1006-1012, 2014.

MOREIRA, Herivelto; CALEFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

SILVA, Marco. (org). Formação de professores para a docência online. Petrópolis: Edições Loyola, 2012.

SILVA, Marco; CILENTO, Sheilane Avellar. Formação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de caso. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 207-218, jul./dez. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%25p. Acesso em: 13 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p207-218

SILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens; TUNES, Elizabeth. Experimentar Sem Medo de Errar. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira; MALDANER. Otavio Aloisio. (org). Ensino de Química em Foco. Ijuí-RS: Editora Unijuí, 2010. p.231-261.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VASCONCELOS, Carlos Alberto; VIEIRA, José Erisvaldo Lessa; DANTAS Isis Mota Rodrigues. Docê/ncia online e formação de professores: (re)significando os saberes docentes. In: Seminário Educação - SemiEdu, 2015: Educação e seus sentidos no mundo digital. Anais... Cuiabá: UFMT, p. 4192-4203, 2015.

Publicado

31.08.2020

Como Citar

FRANCO LEÃO, Marcelo; CONCEIÇÃO OLIVEIRA, Eniz; CLAUDIO DEL PINO, José. LICENCIATURA EM QUÍMICA NA MODALIDADE EAD DO IFMT: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES FORMADORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 982–998, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p982-998.id676. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/443. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)