REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Marcelo Franco Leão IFMT
  • José Claudio Del Pino UFRGS
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.19

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, Inovação, Contextualização, Currículo, Autonomia

Resumo

Metodologias diversificadas de ensino oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.  Essa pesquisa básica, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa, buscou identificar maneiras de tornar mais envolvente e eficaz o processo educativo nesta modalidade de ensino para proporcionar um aprendizado mais prazeroso e significativo. Foram identificadas algumas necessidades ao docente: partir do contexto dos estudantes, valorizar seus conhecimentos prévios, flexibilizar o currículo, promover trabalhos coletivos, desenvolver projetos de forma interdisciplinar, utilizar pedagogias diferenciadas, além de buscar a autonomia dos estudantes.

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Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão , IFMT

Doutorando em Educação em Ciências. Professor do IFMT-Campus Confresa.

José Claudio Del Pino , UFRGS

Pós Doutor em Ensino de Química. Professor do PPG Educação e Ensino de Ciências da UFRGS.

Eniz Conceição Oliveira , UNIVATES

Doutora em Química. Professora do Centro Universitário UNIVATES

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Publicado

12.12.2016

Como Citar

FRANCO LEÃO , Marcelo; CLAUDIO DEL PINO , José; CONCEIÇÃO OLIVEIRA , Eniz. REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 104–115, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.19. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/659. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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