REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Marcelo Franco Leão IFMT
  • José Claudio Del Pino UFRGS
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.19

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, Inovação, Contextualização, Currículo, Autonomia

Resumo

Metodologias diversificadas de ensino oportunizam novas formas de obtenção, construção e reconstrução do conhecimento aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.  Essa pesquisa básica, de cunho exploratório e de abordagem qualitativa, buscou identificar maneiras de tornar mais envolvente e eficaz o processo educativo nesta modalidade de ensino para proporcionar um aprendizado mais prazeroso e significativo. Foram identificadas algumas necessidades ao docente: partir do contexto dos estudantes, valorizar seus conhecimentos prévios, flexibilizar o currículo, promover trabalhos coletivos, desenvolver projetos de forma interdisciplinar, utilizar pedagogias diferenciadas, além de buscar a autonomia dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão , IFMT

Doutorando em Educação em Ciências. Professor do IFMT-Campus Confresa.

José Claudio Del Pino , UFRGS

Pós Doutor em Ensino de Química. Professor do PPG Educação e Ensino de Ciências da UFRGS.

Eniz Conceição Oliveira , UNIVATES

Doutora em Química. Professora do Centro Universitário UNIVATES

Referências

ANTUNES, C. Como transformar informações em conhecimento / Celso Antunes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, L. J. G.; GIOVANETTI, M. A.; GOMES, N. L. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-60.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer 11/2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/CNE/CEB,2000.

BRITO, Maria Ires França de. O processo ensino/aprendizagem na apreensão de conceitos matemáticos na EJA. Campinas, SP:[s.n.], 2009

CAPORALINI, M. B. A Transmissão do Conhecimento e o Ensino Noturno. (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico) Campinas: Papirus, 1991.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. rev. Ijuí: UNIJUÍ, 2011.

COLL, C. et al. O Construtivismo na Sala de Aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2009.

DEMO, P. Saber pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001.

FONSECA, M. C. F. R. EJA: especificidades, desafios, contribuições. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FONSECA, T. M. M.. Ensinar e Aprender: Pensando a prática pedagógica/ Tânia Maria de Moura. Ponta Grossa: SEED/PR, 2008. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov. br/portals/pde/arquivos/1782-6.pdf >. Acesso em: 02 ago 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IRELAND, Timothy. A EJA tem agora objetivos maiores que a alfabetização. São Paulo: Revista Nova escola, 2009. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/eja-tem-agora-objetivos-maiores-alfabetizacao-476424.shtml >. Acessado em 07 de Setembro de 2013.

KALMAN, Judith. El estudio de la comunidad como un espacio para leer y escribir. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 26, p. 5-28, maio/ago. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n26/n26a01.pdf >. Acesso em: 02 out. 2013.

KUENZER, A. Z. Pedagogia da fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. 4 ed. rev.-São Paulo: Cortez, 1995.

LEÃO, M. F.. Ensinar Química por meio de alimentos: possibilidades de promover Alfabetização Científica na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino). Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEnsino. Centro Universitário UNIVATES. Lajeado.

LOPES, S. P.; SOUSA, Luzia S. EJA: Uma Educação Possível ou Mera Utopia? Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), v. 5, março/2005.

MAZZIONI, S. As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, v. 2, p. 93-109, 2013.

NEVES, José L. Pesquisa Qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo. V. 1, Nº 3, 2º Sem/1996. Disponível em: < http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo_qualitativa_caracteristicas_usos_e_possibilidades.pdf >. Acesso em: 12 jul. 2016.

PERRENOUD, Ph. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PINHEIRO, B. M. A.; GONÇALVES, M. H. O processo ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 1997.

PUCCI, B. Teoria Crítica e Educação. In: PUCCI, B. (org.).Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EDUFISCAR, 1994.

SILVA, Joelma Batista da.; PLOHARSKI, Nara Regina Becker. A metodologia de ensino utilizada pelos professores da EJA - 1º segmento - em algumas escolas da rede municipal de ensino. Curitiba, 2011. Disponível em:< http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5067 _2554.pdf >. Acessado em 24 de Agosto de 2013.

SILVA, M. de F. M. C. Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

SOEK, A. M. Fundamentos e metodologia da educação de jovens e adultos. Curitiba: Fael, 2010.UNESCO. Conferência Internacional sobre Educação de Adultos (V: 1997: Hamburgo, Alemanha) Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: UNESCO, 1999. Disponível em:< http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129773porb.pdf> Acesso em: 06 out. 2013.

VEIGA, I. P. Al.; FONSENCA, M. (Orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: Novos desafios para a escola (Coleção magistério. Formação e trabalho pedagógico). 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2001.

Downloads

Publicado

12.12.2016

Como Citar

FRANCO LEÃO , Marcelo; CLAUDIO DEL PINO , José; CONCEIÇÃO OLIVEIRA , Eniz. REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO VOLTADAS AO ATENDIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 104–115, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.19. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/659. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)