O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Narrativas, Diário de Formação, Investigação-ação

Resumo

O trabalho objetiva reconhecer o papel da reflexão e das narrativas no processo de constituição docente. Para tanto, foram analisados diários de formação de duas professoras de Ciências, que participam dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, projeto de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo.  Foi possível identificar avanços na formação dessas professoras à medida que se distinguem diferentes níveis de reflexão, o que vai gradativamente transformando teorias e práticas. Também foi possível identificar progressos ocorridos nas práticas pedagógicas, de uma perspectiva tradicional para a valorização da pesquisa em sala de aula, diversificando as metodologias empregadas, porém mantendo alguns aspectos da aula tradicional. As reflexões no diário de bordo propiciam a explicitação das concepções de docência, Ciência e de ensino de Ciências, o que implica um processo de transformação das teorias e práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janice Silvana Novakowski Kierepka, UNIJUÍ

Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professora na Escola Estadual Técnica Guaramano (GM-RS)

Daniele Bremm, UFFS

Licenciatura em Ciências Biológicas (UFFS)

Roque Ismael da Costa Güllich, UNIJUÍ

Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) Professor Titular na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ÁLVAREZ, Carmen; MAROTO, José Luis San Fabián. Perspectivas para comprender la relación entre la teoría y la práctica en la formación del profesorado. Enseñanza & Teaching, v.31, n.1, p. 23-42, 2013. Disponível em: http://revistas.usal.es/index.php/0212-5374/article/view/11603/12022. Acesso em: 20 abr. 2019.

ARAGÃO, Rosália M. R. de. Memórias de formação e docência: bases para pesquisa narrativa e bibliográfica. In: CHAVES, Sílvia Nogueira; BRITO, Maria dos Remédios de. (orgs.). Formação e docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011, p. 13-35.

CALLAI, Helena Copetti. O território do professor no espaço da aprendizagem. In: Anais do VI Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Científica. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming critical: education, knowledge and action research. London: The Falmer Press, 1986.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoria crítica de la enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

CONTRERAS, José Domingo. La investigación en la acción. Cuadernos de Pedagogia, n. 224, Madrid: Morata, p. 7-31, 1994. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/3993. Acesso em: 20 abr. 2019

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Autores Associados, 2000.

DOMINGUES, Gleyds Silva. Concepções de investigação-ação na formação inicial de professores. Orientadora: Roseli Pacheco Scnhetzler. 2007. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2007.

DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, Curitiba, v. 3, n. 5, p. 8-22, 2008. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/issue/view/35. Acesso em: 20 abr. 2019

ELLIOT, Jhon. La investigación-acción en educación. 4 ed. Madri: Ed. Morata, 2000.

FILHO, Paulo de Sá et al. Teoria histórico-crítica: o caminho para uma Educação profissional e tecnológica Emancipadora. Revista Prática Docente. v. 3, n. 2, p. 768-780, 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261

FRACALANZA, Hilário. O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1998

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela Pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2003.

GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. 1992. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. 2. ed. Portugal: Ed. Porto, 1992.

GÓMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. 2 ed. Portugal: Ed. Porto, 1992.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. Investigação-Formação-Ação em Ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o ensino. Curitiba: Editora Prismas Ltda, 2013.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KIEREPKA, Janice Silvana Novakowski; GÜLLICH, Roque Ismael da Costa. O desencadeamento do diálogo formativo pelo compartilhamento de narrativas em um contexto colaborativo de formação de professores. In: Anais [Seminário Internacional de Educação em Ciências]. Org: João Alberto da Silva et. al., Universidade Federal do Rio Grande – FURG. São Leopoldo: Casa Leiria, 2014. Disponível em: http://www.casaleiria.com.br/sintec3/sintec3.htm. Acesso em: 13 jun. 2019.

KRASILCHIK, Miriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 2004.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.

MALDANER, Otavio Aloisio. A Formação do Professor Pesquisador. “a pesquisa do professor como prática de formação continuada.”. In: Anais [VI Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Científica]. Unijuí, 1998.

MORAES, Roque. Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio. Currículos em processo permanente de superação. In: MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2004. p.15-41.

MORAES, Roque. Educar pela Pesquisa: exercício de aprender a aprender. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Maria do Rosário (orgs.). Pesquisa em sala de aula: Tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivam Guntzel. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque; LIMA, Valderez Maria do Rosário (orgs.). Pesquisa em sala de aula: Tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. 2 ed. Portugal: Ed. Porto, 1992.

PIMENTA, Selma GarridoPesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a13v31n3.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300013

PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor: um recurso para investigación em el aula. Sevilla, Díada, 2001.

REIS, Pedro Rocha. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: estudos sobre educação, v. 15, n. 16, p. 17-34, 2008. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174. Acesso em: 08 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.174

ROSA, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos. Investigação e ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

ROSA, Maria Inês de Freitas Petrucci dos Santos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A investigação-ação na formação continuada de professores de ciências. Ciência e Educação, v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132003000100003 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 08 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100003

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. 1992. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. 2. ed. Portugal: Ed. Porto, 1992.

SCHÖN, Donald. Educating the refective practitioner. San Francesco: Jossy- Bass Inc. Publishers, 1987.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner. San Francisco: Basic Books, 1983.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. v. 31, n. 3, p. 443-446. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ep/v31n3/ a09v31n3.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

VIGOTSKI, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, (2001).

ZANON, Lenir Basso. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: Módulos triádicos na licenciatura de Química. Orientadora: Roseli Pacheco Schnetzler. 2003. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2003.

ZEICHNER, Kenneth. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e sociedade, Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso em: 08 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200012

Downloads

Publicado

27.12.2019

Como Citar

NOVAKOWSKI KIEREPKA, Janice Silvana; BREMM, Daniele; COSTA GÜLLICH, Roque Ismael da. O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 791–809, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/536. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias