CONCEPÇÕES DE AÇÃO DOCENTE PRESENTES EM ARTIGOS DO GOOGLE ACADÊMICO (2011-2021)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23043.id674

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Ciências, Ação Docente

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre o termo Ação Docente por meio da análise de artigos presentes no indexador Google Acadêmico, no período de 2011 a 2021. A pesquisa, de abordagem qualitativa, pautou-se nos procedimentos da Análise Textual Discursiva para a organização e interpretação dos dados coletados. Os resultados denotam falta de clareza conceitual em relação ao termo Ação Docente, uma vez que, em 14 dos 35 artigos que compõem o corpus da pesquisa, os autores fazem uso da terminologia sem conceituá-la. Em 21 artigos foram encontradas evidências que podem ser sistematizadas em seis concepções e que consideram a Ação Docente como: Processo para ensinar e para aprender; Processo dialógico e contextualizado; Mobilização de saberes; Processo reflexivo; Planejamento e avaliação; Formação de professores.

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Biografia do Autor

Daniele Bremm, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL). Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Professora Colaboradora Sênior da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio.

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Publicado

03.11.2023

Como Citar

BREMM, Daniele; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. CONCEPÇÕES DE AÇÃO DOCENTE PRESENTES EM ARTIGOS DO GOOGLE ACADÊMICO (2011-2021). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23043, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23043.id674. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/674. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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