CONCEPÇÕES DE AÇÃO DOCENTE PRESENTES EM ARTIGOS DO GOOGLE ACADÊMICO (2011-2021)
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23043.id674Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Ciências, Ação DocenteResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre o termo Ação Docente por meio da análise de artigos presentes no indexador Google Acadêmico, no período de 2011 a 2021. A pesquisa, de abordagem qualitativa, pautou-se nos procedimentos da Análise Textual Discursiva para a organização e interpretação dos dados coletados. Os resultados denotam falta de clareza conceitual em relação ao termo Ação Docente, uma vez que, em 14 dos 35 artigos que compõem o corpus da pesquisa, os autores fazem uso da terminologia sem conceituá-la. Em 21 artigos foram encontradas evidências que podem ser sistematizadas em seis concepções e que consideram a Ação Docente como: Processo para ensinar e para aprender; Processo dialógico e contextualizado; Mobilização de saberes; Processo reflexivo; Planejamento e avaliação; Formação de professores.
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