A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Formação continuada, Planetário como recurso metodológico

Resumo

Esta pesquisa procurou investigar sobre o uso do Planetário como recurso teórico e metodológico na formação continuada de professores de Física. Apesar de serem encontrados facilmente na literatura nacional e internacional trabalhos que reconhecem as contribuições da Astronomia na formação de professores, esta disciplina ainda é pouco ofertada no Brasil pelos cursos de licenciatura em Física. Levantou-se o questionamento de como o Planetário pode contribuir na formação continuada de licenciados em Física. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral realizar uma análise sobre a relevância do recurso “Planetário” na prática docente de licenciados em Física, tomando por base resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses, no período de 2006 a 2016. Os resultados elucidam diversas evidências que o uso do Planetário poderá contribuir significativamente na formação continuada de professores de Física, devido ao interesse que desperta nas pessoas, a pré-disposição do indivíduo em estudar Astronomia; e por possuir sessões adequadas ao nível de ensino e etapa escolar dos alunos. Neste trabalho, conclui-se que, oportunizando aos professores uma formação continuada, através de uma fundamentação de abordagem teórica e metodológica com o uso do recurso Planetário, será possível promover nesses profissionais uma mudança de postura em sua prática pedagógica.

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Biografia do Autor

José Ademir Damasceno Júnior, IFCE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE)

Mairton Cavalcante Romeu, UFC

Doutorando em Astrofísica (UFC)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir; CAVALCANTE ROMEU, Mairton. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE LICENCIADOS EM FÍSICA COM O USO DO PLANETÁRIO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 196–211, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p196-211.id373. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/557. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias