INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA TEAM-BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DE ENSINO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22061.id1504

Palavras-chave:

Astronomia, Aprendizagem Baseada em Equipes, Metodologias Ativas

Resumo

A didática é um instrumento essencial no ensino de ciências, especialmente por promover discussões acerca de elementos que impactam na aprendizagem dos estudantes. O ensino de Astronomia ainda apresenta sérias dificuldades, todavia, mediante uma metodologia adequada, inúmeros obstáculos podem ser superados. Diante disso, pensou-se: a metodologia ativa Team-Based Learning (TBL) pode apresentar evidências de uma estratégia facilitadora na aquisição de conceitos básicos astronômicos por alunos da educação básica? Para tanto, este trabalho teve como objetivo analisar a aplicação da TBL como estratégia facilitadora para a aquisição dos conhecimentos básicos de Astronomia nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados apresentam evidências de uma aprendizagem significativa pelos estudantes. As conclusões desta pesquisa apontam que, por meio da TBL, o ensino de Astronomia poderá influenciar a percepção dos discentes, tornando-os cientes do seu papel no cosmos.

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Biografia do Autor

Ana Clara Souza Araújo, IFCE

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE)

José Ademir Damasceno Júnior, IFCE

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE)

Mairton Cavalcante Romeu, UFC

Doutor em Engenharia de Teleinformática (UFC)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

SOUZA ARAÚJO, Ana Clara; DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir; CAVALCANTE ROMEU, Mairton. INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA TEAM-BASED LEARNING COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DE ENSINO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22061, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22061.id1504. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/200. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias