O PLANETÁRIO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA FACILITAR O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA RUPTURA ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO COMUM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p231-248.id206

Palavras-chave:

Ensino De Física, Planetário, Recurso Metodológico, Conhecimento Científico, Conhecimento Comum

Resumo

No Brasil o ensino de Astronomia ainda apresenta muitas limitações. Muitas pesquisas apontam a má formação inicial dos professores e concepções alternativas verificadas facilmente em alunos como sendo umas das principais dificuldades encontradas. Essas concepções alternativas apresentam-se como obstáculos epistemológicos. Portanto, levantou-se o questionamento: como o Planetário poderá contribuir para que sejam superados obstáculos epistemológicos no ensino de Física? Este trabalho, por meio de uma revisão bibliográfica, tomando por base documentos oficiais nacionais e resultados de pesquisas anteriores descritos em revistas, artigos, dissertações e teses, teve como objetivo investigar acerca do Planetário como recurso metodológico para facilitar o ensino de Física, através da ruptura entre o conhecimento científico e o conhecimento comum. Como resultado, acredita-se que o Planetário possibilita um novo olhar do indivíduo, dele questionar suas primeiras observações, muitas vezes ingênuas, melhorar a compreensão da composição espacial dos astros e de como se relacionam através dos fenômenos. As conclusões deste estudo revelam que o Planetário poderá promover a superação de obstáculos epistemológicos e, assim, facilitar o ensino de Física, desde que o professor realize uma abordagem teórica e metodológica para a sua utilização.

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Biografia do Autor

José Ademir Damasceno Júnior, IFCE

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE) Professor da Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Mairton Cavalcante Romeu, PGECM

Doutor em Engenharia de Teleinformática (UFC) Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

DAMASCENO JÚNIOR, José Ademir; CAVALCANTE ROMEU, Mairton. O PLANETÁRIO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA FACILITAR O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA RUPTURA ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E O CONHECIMENTO COMUM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 231–248, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p231-248.id206. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/612. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias