CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p506-518.id228

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Prática docente, Formação permanente

Resumo

A formação docente para o Ensino de Ciências é imprescindível também pelos constantes avanços nesta área, que devem ser acompanhados pelos professores em formação e em atividade. Diante disso, o presente estudo objetivou investigar concepções de nove professores sobre aspectos das formações inicial e continuada que influenciam o trabalho em sala de aula. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com professores de Ciências de cinco escolas públicas na Paraíba. Os resultados indicaram que predomina entre professores uma visão de distanciamento entre formação inicial e continuada, cuja primeira é considerada como suficiente para a atuação em aula, enquanto a segunda é interpretada como uma complementação. Além disso, prevaleceu entre os professores a concepção de que a prática em sala de aula tem relevância equivalente ao curso de licenciatura para a atuação docente. Possivelmente, a prática é interpretada como forma de consolidar o que foi visto na formação inicial e uma justificativa para a ausência de continuidade na formação profissional. Propõe-se neste trabalho, portanto, que a formação docente seja vista como um processo permanente na qual os conhecimentos construídos no percurso das formações inicial e continuada sejam interdependentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flávia Beatriz de Oliveira Silva, UFCG

Licenciada em Ciências Biológicas (UFCG)

Luiz Sodré Neto, UFCG

Doutor em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar). Professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Thamara de Medeiros Azevedo, UFPE

Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia (UFCG). Doutoranda em Ciências Biológicas (UFPE)

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acessado em: 20 jun. 2017.

BARBOSA, S. H. P. B.; FERNANDES, M. C. da S. G. A teoria do professor reflexivo na formação continuada de professores: discurso vazio de conteúdo. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 6-19, 2018. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1744>. Acessado em: 22 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991744

CECCO, B. L.; DOS SANTOS BERNARDI, L. T. M.; DELIZOICOIV, N. C. Formação do Professor que Ensina Matemática: a consolidação de um campo de estudo no Brasil. Acta Scientiae, v. 19, n. 5, p. 742-758, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3193>. Acessado em: 20 jun. 2017.

CEOLIN, I.; CHASSOT, A. I.; NOGARO, A. Ampliando a alfabetização científica por meio do diálogo entre saberes acadêmicos, escolares e primevos. Revista Fórum Identidades, v.18, n.18, p.13-34, 2016. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/4751>. Acessado em: 20 ago. 2017.

CUNHA, R. S.; RIBEIRO, C. T.; SOARES, A. M. M. Reflexões acerca da Formação Docente nos cursos de licenciatura: potencialidades do entrelaçamento entre Psicologia da educação e prática de ensino. Revista Margens Interdisciplinar, v. 10, n. 14, p.44-59, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/4248>. Acessado em: 10 mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4248

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de educação, v. 13, n. 37, p. 56-70, 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/275/27503706/>. Acessado em: 10 dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006

GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016. Disponível em: <http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/347>. Acessado em: 13 abr. 2018.

LIMA, T. B.; BRITO, A. M. Formação de professores: diálogo entre a formação inicial e a continuada na educação básica. Educação e Fronteiras On-Line, v. 1, n. 3, p. 23-35, 2011. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1514>. Acessado em: 13 jan. 2018.

LIMA, V. M. R; SANTOS, M. Z. M. Processos de formação continuada: com a palavra o professor de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 61-80, 2017. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/691>. Acessado em: 10 jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p61

MACHADO, J. C; VASCONCELOS, M. C. C; OLIVEIRA, N. R. Formação Inicial e Continuada de professores: entre o discurso e a prática. Caderno de Educação de Tecnologia e Sociedade, v.10, n.1, p. 13-27, 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Jane_Machado2/publication/323346103>. Acessado em: 22 jun. 2018.

MARCELINO, V.; RODRIGUES JUNIOR, E. R.; CAANTIONILIO, E. Concepções de professores em formação inicial e continuada sobre a viabilidade dos estudos de caso e o ensino atual. Acta Scientiae, v. 18, n. 3, p.853-868, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2124>. Acessado em: 20 jun. 2018.

MENDES, K. M. A pesquisa na formação continuada de professores: possibilidades e limites. Revista Triangulo v. 6, n. 1, p. 22-30, 2013. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/497>. Acessado em: 20 jun. 2017.

PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V. Formação inicial de professores no curso de pedagogia para o ensino de ciências: representações dos sujeitos envolvidos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 56-78, 2018. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/784>. Acessado em: 22 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n1p56

PIZARRO, M. V.; LOPES JUNIOR, J. Indicadores de alfabetização científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no ensino de ciências nos anos iniciais. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 208-238, 2016. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/66>. Acessado em: 10 mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p208

SILVA, E. C. Controle e regulação na formação continuada de professores na escola. In: SEMIEDU, 2017, Mato Grosso. Anais... Mato Grosso, UFMT, 2017. p. 1-13. Disponível em: <http://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/semiedu/semiedu2017/paper/view/1973>. Acessado em: 26 jun. 2018.

SOUZA, S. T.; MATA, V. M. M. Formação inicial e continuada de docentes. In: CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG, 3., 2017, Pirenópolis. Anais... Goiás, 2017. p. 1-5. Disponível em: <http://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/7878/5379>. Acessado em: 10 abr. 2018.

TEIXEIRA, B. W. M.; CONTO, J. M. Prática Docente: Formação Permanente e a Produção Textual. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 2, p. 25-39, 2017. Disponível em: <http://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/article/view/162>. Acessado em: 13 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.26669/2448-4091162

TRAJANO, J. R.; DANTAS, L. S.; DI LORENZO, I. D. N. Práticas Pedagógicas na Formação Inicial Docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, n. Esp, p.402-411, 2016. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/105>. Acessado em: 13 mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.24219/rpi.v1iEsp.105

VASCONCELLOS, M.; VILELA, M. L. Limites e possibilidades da formação inicial para o desenvolvimento de práticas docentes autônomas. Educar em Revista, v.33, n. 63, p.157-172, 2017. Disponível em : <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46646/31742>. Acessado em: 28 jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.46646

VIECHENESKI, J. P.; LORENZETTI, L.; CARLETTO, M. R. A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, São Paulo. Anais... São Paulo, 2015. p. 1-9. Disponível em: <http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0409-1.PDF>. Acessado em: 26 jun. 2018.

VIEGAS, S. E. R.; DA SILVA SCAFF, E. A. Formação de professores no cenário educacional brasileiro: desafios à formação continuada de alfabetizadores. Educação e Fronteiras On-Line, v. 4, n. 11, p. 95-109, 2014. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/4363>. Acessado em: 20 jun. 2018.

XAVIER, A. R. C.; TOTI, M. C. S.; AZEVEDO, M. A. R. Institucionalização da formação docente: análise de um programa de desenvolvimento profissional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 249, p.332-346, 2017. Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/2830>. Acessado em: 15 maio 2018. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2830

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

OLIVEIRA SILVA, Flávia Beatriz de; SODRÉ NETO, Luiz; MEDEIROS AZEVEDO, Thamara de. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 506–518, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p506-518.id228. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/576. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias