A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS, OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e081.id1235

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Saberes docentes, Espaços não formais

Resumo

É importante que os processos de ensino e aprendizagem em ciências sejam significativos e agreguem valores à vida do indivíduo e à sociedade de modo geral. Logo, o presente artigo tem o objetivo de analisar a presença dos saberes docentes no processo de formação inicial de professores de biologia acerca da prática da utilização dos espaços não formais como uma possibilidade para a construção do conhecimento e transformação da realidade em que se vive. Para este estudo foi utilizado um trajeto metodológico que perpassa a pesquisa bibliográfica descritiva e exploratória. Assim sendo, identificamos a importância de articular os evidenciados conceitos e enunciados, agregando valores na área de ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Cassiano Rufino da Silva, UFRGS

Doutorando em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS/UFRGS)

Alessandro Cury Soares, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS) Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGQVS/UFRGS)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

RUFINO DA SILVA, Cassiano; CURY SOARES, Alessandro. A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS, OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e081, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e081.id1235. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/293. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias