O ENSINO DE FRAÇÃO POR MEIO DO TANGRAM: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p91-106.id163

Palavras-chave:

Sequência didática, Ensino de matemática, Tangram, Fração

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de Frações no 6º ano do Ensino Fundamental utilizando como material didático concreto e manipulável o Tangram. Para tanto, definimos, assim, a pergunta de pesquisa: De que maneira o professor pode construir uma sequência didática para o ensino de Fração no 6º ano do Ensino Fundamental por meio do material didático Tangram? A construção da sequência didática foi iniciada na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM II), no curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Tocantins, no Câmpus de Arraias, para ser desenvolvida nas turmas do 6º ano do ensino fundamental e com ênfase nos conteúdos de frações. Escolhemos como material didático concreto e manipulável o Tangram. Acreditamos que o uso da sequência didática com o auxílio deste recurso didático tornará as aulas diversificadas, motivadoras e despertará o interesse dos alunos pela matemática e, consequentemente, os mesmos terão melhores rendimentos nos conteúdos ministrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Silva Cardoso , UFT

Mestranda em Educação (UFT) Professora da Escola Estadual Beira Rio (SEDUC-TO)

Dailson Evangelista Costa , UFT

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mônica Suelen Ferreira de Moraes , UFT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Referências

ARTIGUE, Michelle. Engenharia didática. In: BRUN, Jean (Org). Didática da Matemática. Trad. Maria José Figueiredo, Delachaux et Niestlé, 1988.

ARTIGUE, Michelle. Ingénierie didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, vol. 9, nº 3, pp. 281-307. La Pensée Sauvage, 1990.

BERTONI, Nilza Eigenheer. A construção do conhecimento sobre número fracionário. Bolema. Rio Claro-SP, Ano 21, n. 31, 2008.

BOYER, Carl B. História da matemática. Tradução Elza F. Gamide. 10. Reimp. São Paulo: Edgard Blücher, 1993.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ROJO, Roxana; CORDEIRO, Glaís Sales (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: mercado de Letras, 2004.

DOUADY, Regine. A universidade e a didática da matemática. Caderno da RPM, v. 1, n. 1, 1993.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3º ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2009.

FIORENTINI, Dario. Tendências temáticas e metodológicas da pesquisa em educação matemática no Brasil. I Encontro Paulista de Educação Matemática, São Paulo, 1989.

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Angela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim da SBEM-SP, n. 7, de julho-agosto de 1990.

GAVANSKI, D.; LIMA, R. V. de. Materiais concretos no ensino e na aprendizagem da matemática: reflexões e proposições. In: BURAK, D.; PACHECO, E. R; KLÜBER, T. E. Educação matemática: Reflexões e ações. 1 ed. Curitiba-PR: Editora CRV, 2010.

LORENZATO, Sergio. (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

MATOS, José Manuel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da matemática. Lisboa, Universidade Aberta, 1996.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 02 ed. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2009.

NACARATO, Adair Mendes. A escola como lócus de formação e de aprendizagem: possibilidades e riscos da colaboração. In: FIORENTINI, Dario; NACARATO, Adair Mendes (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática: investigando e teorizando a partir de prática. São Paulo: Musa Editora, 2005.

PONTE, J. P. Investigação em educação matemática. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1999.

SILVA, Mariana Thomé da. Tangram e geoplano: uma abordagem didática. Monografia (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2007.

SOUZA, Eliane R. de; DINIZ, Maria Ignez de S. V.; PAULO, Rosa M.; OCHI, Fusako H. A matemática das sete peças do Tangram. Vol 7. São Paulo, IME-USP, 1997. (Coleção ensino fundamental).

ZABALA, Antoni. A prática educativa. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

SILVA CARDOSO , Letícia; EVANGELISTA COSTA , Dailson; FERREIRA DE MORAES , Mônica Suelen. O ENSINO DE FRAÇÃO POR MEIO DO TANGRAM: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 91–107, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p91-106.id163. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/602. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)