ENSINO MÉDIO DE PERÍODO INTEGRAL, JUVENTUDE E CARREIRA DOCENTE: O CASO DE SÃO PAULO

Autores

  • Ana Lara Casagrande UNESP
  • Joyce Mary Adam UNESP

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p263-278.id119

Palavras-chave:

Ensino Médio, Período Integral, Docência

Resumo

Neste artigo, analisa-se a proposta de ensino integral direcionada a algumas escolas de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, instituída pela Lei Complementar nº 1.164, de 04/01/2012. Em uma escola dessa natureza, do interior do estado, foi desenvolvida a pesquisa de doutorado intitulada “Gestão Pública da Educação Paulista: a carreira docente e o novo Ensino Médio”, desenvolvida no âmbito da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Rio Claro, cujos resultados indicam: uma proposta pedagógica diferenciada, com foco na autonomia do aluno, que elege, por exemplo, algumas disciplinas a serem cursadas e é estimulado a ser protagonista; para os docentes, há condições de trabalho paralelas com relação aos pares de outras unidades em que o projeto não foi implantado, como dedicação exclusiva, incremento salarial, sistema de tutoria, avaliação 360 graus e formação continuada dividida por área do conhecimento no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Lara Casagrande , UNESP

Doutora em Educação (UNESP/Rio Claro) Pós-doutoranda em Educação (UNESP/Rio Claro)

Joyce Mary Adam , UNESP

Doutora em Educação (UNICAMP) Professora adjunta da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro)

Referências

ADRIÃO, T.; GARCIA, T. Subsídio público ao setor privado: reflexões sobre a gestão da escola pública no Brasil. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 110-122, 2014.

BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n.126, p. 539-564, set./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Lei nº 10.179/2001. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília: Ministério da Educação, INEP, 2001.

BRASIL. Lei nº 13.005/2014. Plano Nacional de Educação (PNE). Brasília: Ministério da Educação, INEP, 2014a.

BRASIL. Resolução nº 1, de 24 de julho de 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2014b.

CARREIRA, D.; PINTO, J. M. R. Custo aluno-qualidade inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2007.

CONTRERAS, J. A retórica do profissionalismo e suas ambiguidades. In: Autonomia de professor. São Paulo, SP: Cortez, 2002. p.53-85.

FÁVERO, M. de L. de A.; BRITTO, J. de M. (Orgs.). Dicionário de educadores no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/MEC-INEP, 1999.

FERNANDES, M. J. da S. As recentes reformas educacionais paulistas na visão dos professores. Educação em Revista, p. 75-101, dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300005

MEZOMO, J. C. Educação e qualidade total: a escola volta às aulas. Petrópolis: Editora Vozes. 2 ed. 1999.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003

OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. F. (Org.). Trabalho na educação básica em Pernambuco. 1 ed. CCS Gráfica e Editora: Camaragibe, 2014.

RAMOS, C. Excelência na Educação: a escola de qualidade total. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed. 1994.

SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar nº 836 de 30 de dezembro de 1997. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1997.

SÃO PAULO (Estado). Diretrizes do Programa Ensino Integral. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2011.

SÃO PAULO (Estado). Lei complementar nº 1.164 de 04 de janeiro de 2012. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2012a.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 12 de 31 de janeiro de 2012. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2012b.

SÃO PAULO (Estado). Tutorial de Recursos Humanos Programa de Ensino Integral. Governo do Estado de São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/734.pdf>. Acessado em: 18 jun. 2016.

SÃO PAULO (Estado). Programa Educação – Compromisso de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2015. Disponível em <http://www.educacao.sp.gov.br/compromisso-sp/>. Acessado em: 05 set. 2015.

SÃO PAULO (Estado). Programas garantem jornada ampliada de estudo aos alunos da rede estadual de SP. São Paulo: Secretaria de educação do estado de São Paulo, 2016. Disponível em <http://www.educacao.sp.gov.br/escola-tempo-integral>. Acessado em: 02 mar. 2016.

XAVIER, C. M. da S.; et al. Metodologia de gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

CASAGRANDE , Ana Lara; MARY ADAM , Joyce. ENSINO MÉDIO DE PERÍODO INTEGRAL, JUVENTUDE E CARREIRA DOCENTE: O CASO DE SÃO PAULO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 263–278, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p263-278.id119. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/614. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias