A REFORMA DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA LEI Nº 13.415/2017 E SEUS IMPACTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Impacto no Ensino Médio Integrado, Institutos Federais

Resumo

Este artigo evidencia os impactos da Reforma do Ensino Médio - REM no Ensino Médio Integrado - EMI nos Institutos Federais – IF`s via pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Analisamos normativas e legislações que tratam dos itinerários formativos na Lei Nº 13.415/2017 em articulação com as reformas de cunho neoliberais que almejam reduzir gastos públicos e encaminhamento da classe trabalhadora para o mercado de trabalho, além de comparar com o fenômeno ocorrido no Chile na década de 80. O texto reflete as concepções de Educação Profissional e Tecnológica - EPT com foco na proposta de EMI, que demanda uma visão crítica sobre o contexto no qual o sujeito está inserido e busca na tecnologia a produção de conhecimentos que visem à formação integral. O estudo aponta que a lei não impactou a oferta dos cursos, uma vez que os IF`s não aderiram à mesma, tendo em vista que se destacam pela qualidade e condições de funcionamento necessárias à formação humana mediante integração entre ciência, tecnologia, cultura e trabalho como eixos norteadores do currículo.  A REM consiste no fortalecimento da dualidade educacional e de uma orientação mercadológica; precarização da docência que não afetou os Institutos Federais, dado a sua condição de autarquia.

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Biografia do Autor

Silvia Maria dos Santos Stering, UFMT

Pós doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação (UFMT e Unesp Rio Claro/SP) Doutora em Educação (Unesp Rio Claro/SP) Pedagoga no Instituto Federal de Mato Grosso (PROEN/IFMT)

Joyce Mary Adam, UNESP

Pós-doutorado na França, Universidade de Paris X e no CESDIP- Université de Versailles França Doutora em Educação (Unicamp) Professora Associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

SANTOS STERING, Silvia Maria dos; MARY ADAM, Joyce. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA LEI Nº 13.415/2017 E SEUS IMPACTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 869–886, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/541. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias