PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: POLÍTICA PÚBLICA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO?
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23039.id666Palavras-chave:
Currículo, Educação do Campo, Política PúblicaResumo
O ProJovem Campo Saberes da Terra buscou proporcionar formação integral do jovem do campo por meio de atividades curriculares e pedagógicas, que consideraram as especificidades e as condições de vida dos jovens agricultores familiares, consoante com as Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo. Esse estudo teve como objetivo refletir sobre a importância do ProJovem Campo Saberes da Terra e o currículo desenvolvido por essa política pública em Mato Grosso em suas duas edições. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, que recorreu as legislações e literatura sobre o assunto, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico do Programa. Em síntese, foi possível perceber que essa política pública deixou significativas contribuições para a Educação do Campo, seja para fortalecer e desenvolver metodologias adequadas às especificidades da EJA no campo e na organização curricular e metodológica adequadas às características e realidades da vida dos povos do campo.
Downloads
Métricas
Referências
ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 3. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade – UFRGS, 2001.
APOLÔNIO, Elaine Aparecida de Souza. O Projovem campo saberes da terra e sua contribuição para a formação e desenvolvimento do capital social pelos jovens agricultores(as) familiares. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v.13, n. 1, p. 24-40, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.3.9512 DOI: https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n1.jan-jun2017.3.9512
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica. Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 05 de outubro de 1988.
BRASIL. Decreto 10.252/2020, de 21 de fevereiro de 2020. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. Brasília, 2020.
BRASIL. Portaria nº 579, de 2 de julho de 2013, institui a Escola da Terra. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 jul. 2013b.
BRASIL. Portaria nº 86, de 1º de fevereiro de 2013, Institui o Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, 2013.
BRASIL. Projeto Base: ProJovem Campo – Saberes da Terra. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2009.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Relatório dos Programas da Coordenação Geral de Educação do Campo CGEC/2010. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/ MEC). Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC), 2010a.
BRASIL, Ministério da Educação. Relatório Final de Gestão da Coordenação-Geral de Educação Do Campo/2010. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/ MEC). Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC), 2010b.
CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo (verbete). In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio G. (Orgs). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012.
CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia e extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.
FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Revista Eletrônica de Educação. Ano V, n. 09, 2011. Disponível em: https://educanp.weebly.com/uploads/1/3/9/9/13997768/educao_do_campo_um_olhar_histrico_uma_realidade_concreta.pdf Acesso em: 20 jun. 2022.
FONEC. Notas para análise do momento atual da Educação do Campo. Seminário Nacional, Brasília, 2012.
FONEC. Nota Técnica sobre o Programa “ProJovem Campo – Saberes da Terra”. Brasília, 2012.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GAIGER, Luiz Inácio Germany. A economia solidária diante do modo de produção capitalista. CADERNO CRH, Salvador, n. 39, p. 181-211, jul./dez. 2003, p. 181-211. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/18642/12016 Acesso em: 03 set. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GLIESSMAN, Stephen Richard. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade, UFRGS, 2000.
HAGE, Salomão Mufarrej. Movimentos sociais do campo e educação: referências para análise de políticas públicas de educação superior. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 133–150, 2014. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991018 DOI: https://doi.org/10.14244/198271991018
MAGALHÃES, Vanessa Nogueira de Souza. Análise do Projovem Urbano como política pública em educação: o caso do CEF 02 da Estrutural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA). Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/7780/7/2014_VanessaNogueiradeSouzaMagalhaes.pdf Acesso em: 03 set. 2022.
MAMORÉ, Luzia Nunes; et al. Escola pública e educação não-formal caracterizando o programa Projovem campo. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 50, p. 194-208, 2013. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/educacao-no-campo/escola-publica-e-educacao-nao-formal.pdf Acesso em: 03 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640302
MOLINA, Mônica Catagna. A contribuição do PRONERA na construção de políticas públicas de Educação do Campo e desenvolvimento sustentável. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) – Programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
MOURA, Reidy Rolim de; POSSATO, Suelen. As dificuldades de inserção no mercado de trabalho e suas repercussões na vida dos jovens: apontamentos a partir de uma experiência em comunidade periférica de Ponta Grossa-PR. Eleuthera, v. 7, p. 193-220, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=585961836011 Acesso em: 12 set. 2022.
MUNARIM, Antonio. Trajetória nacional de Educação do Campo no Brasil. Edição nº 01, v. 33, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/19 Acesso em: 12 set. 2022.
OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de. Educação do campo como espaço em disputa: análise dos discursos do material didático do projovem campo-saberes da terra. Educação em Revista, v. 33, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698164131 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698164131
PERIPOLLI, Odimar João. Amaciando a terra: colonização do Norte de Mato Grosso: o caso Projeto Casulo. (Dissertação de Mestrado) PPGEDU. Porto Alegre, UFRGS, 2002.
SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza. Educação do Campo no IFMT - Campus São Vicente: desafios da construção de uma educação dialógica. 2014. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
SENRA, Ronaldo Eustáquio Feitoza; SATO, Michele Tomoko; QUADROS, Imara Pizzato. O currículo do Projovem Campo-MT e o diálogo com a educação ambiental: desafios entre políticas e práticas camponesas. Ambiente &Amp; Educação, 25(2), 341–368, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11200 DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i2.11200
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2016.
SILVÉRIO, Leandra Domingues; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende. Educação do Campo em perspectiva: história, política pública e formação continuada de professores/as do ensino básico. Revista Bras. De Ed. Do Campo, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6894 DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e6894
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.