PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: POLÍTICA PÚBLICA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO?

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23039.id666

Palavras-chave:

Currículo, Educação do Campo, Política Pública

Resumo

O ProJovem Campo Saberes da Terra buscou proporcionar formação integral do jovem do campo por meio de atividades curriculares e pedagógicas, que consideraram as especificidades e as condições de vida dos jovens agricultores familiares, consoante com as Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo. Esse estudo teve como objetivo refletir sobre a importância do ProJovem Campo Saberes da Terra e o currículo desenvolvido por essa política pública em Mato Grosso em suas duas edições. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, que recorreu as legislações e literatura sobre o assunto, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico do Programa. Em síntese, foi possível perceber que essa política pública deixou significativas contribuições para a Educação do Campo, seja para fortalecer e desenvolver metodologias adequadas às especificidades da EJA no campo e na organização curricular e metodológica adequadas às características e realidades da vida dos povos do campo.

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Biografia do Autor

Cleuza Aparecida de Santana Gonçalves, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Egressa do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC). Licenciatura em Educação Física (UFMT), Especialização em “Currículo do Ensino Fundamental: Aspectos teóricos e práticos, conteúdos e metodologias específicas” (UNIC); Especialização em Gestão Escolar (UFMT). Professora da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (1988) e também da rede municipal de Várzea Grande (1994). Atuou como Coordenadora Estadual do Pró-jovem Campo Saberes da Terra (2012/2013) SEDUC/MEC, Conselheira da Economia Solidária – Secretaria de Agricultura Familiar/Secretaria de Estado de Educação – Desde 2015 até os dias atuais, atuando na elaboração do Plano Estadual de Agricultura Familiar e recentemente na elaboração do Plano Estadual de Economia Solidária.

Edione Teixeira de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Licenciada em Geografia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (1996), especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás (1998) e doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas - Cuba (2007), revalidado no Brasil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFMT) e Docente Permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC)

Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Mestre em Ensino (UNIVATES). Especialista em Orientação Educacional (Faculdade Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade brasileira (UFMT). Graduado em Licenciatura Plana em Química (UNISC) e em Licienciatura em Física (UNEMAT). Professor de química lotado no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa.

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Publicado

05.06.2023

Como Citar

GONÇALVES, Cleuza Aparecida de Santana; CARVALHO, Edione Teixeira de; LEÃO, Marcelo Franco. PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: POLÍTICA PÚBLICA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO?. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23039, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23039.id666. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/666. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias