(Re)Pensando as práticas de leitura na escola: a emancipação por meio do texto literário

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24015.id767

Palavras-chave:

Escola, Texto Literário, Sociedade Leitora, Ensino, Leitura

Resumo

O texto literário, quando trabalhado sob uma perspectiva dialógica, assume um papel fundamental na formação de um sujeito cidadão com competência criativa, consciente social e culturalmente, possibilitando ao aluno uma maneira mais crítica de repensar a sociedade e o mundo. Nossa pesquisa  busca analisar como se dá a recepção de textos da literatura de expressão Mato-grossense numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, enfatizando as possibilidades de uso do texto literário e sua contribuição na formação de leitores literários, bem como discutir a potencialidade dos textos literários contidos na Revista Literária Pixé para a continuidade do processo de leitura com viés emancipatório e postura mais consciente com relação a vida e a literatura, num constante enriquecimento cultural e social. O estudo proposto pauta-se na pesquisa qualitativa, em relação aos procedimentos trabalhamos com o estudo de caso. Enquanto base da construção teórica, foram tomados como referência autores e filósofos como Mikhail M. Bakhtin (1986), Bordini (1993); Aguiar (1993), Bourdieu (1989), Candido (1972) e Freire (2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Dolens Almeida Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestranda em Educação (IFMT/UNIC)

Professora no Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Marcos Aparecido Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Estudos Literários PPGEL (UNEMAT)

Professor no IFMT/MT

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.

BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura: A Formação do Leitor: alternativas metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

ANTONIO CANDIDO. Vários Escritos. 4ª edição, reorganizada pelo autor. Duas Cidades Ouro sobre Azul São Paulo | Rio de Janeiro 2004.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª ed., revista e ampliada. Ouro sobre Azul. São Paulo: Duas Cidades, 2011.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FAILLA, Zoara (Org.) Retratos da Leitura no Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 1° ed. São Paulo: Moderna, 2003.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1997.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GERALDI, João Wanderley. et al. (orgs.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura & realidade brasileira. 2. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

YUNES, Eliana. Círculos de leitura: teorizando a prática. Leitura: Teoria & Prática, Porto Alegre.

Downloads

Publicado

25.05.2024

Como Citar

GARCIA, Eliane Dolens Almeida; PEREIRA, Marcos Aparecido. (Re)Pensando as práticas de leitura na escola: a emancipação por meio do texto literário. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24015, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24015.id767. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/767. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)