(Re)Pensando as práticas de leitura na escola: a emancipação por meio do texto literário

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24015.id767

Palavras-chave:

Escola, Texto Literário, Sociedade Leitora, Ensino, Leitura

Resumo

O texto literário, quando trabalhado sob uma perspectiva dialógica, assume um papel fundamental na formação de um sujeito cidadão com competência criativa, consciente social e culturalmente, possibilitando ao aluno uma maneira mais crítica de repensar a sociedade e o mundo. Nossa pesquisa  busca analisar como se dá a recepção de textos da literatura de expressão Mato-grossense numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, enfatizando as possibilidades de uso do texto literário e sua contribuição na formação de leitores literários, bem como discutir a potencialidade dos textos literários contidos na Revista Literária Pixé para a continuidade do processo de leitura com viés emancipatório e postura mais consciente com relação a vida e a literatura, num constante enriquecimento cultural e social. O estudo proposto pauta-se na pesquisa qualitativa, em relação aos procedimentos trabalhamos com o estudo de caso. Enquanto base da construção teórica, foram tomados como referência autores e filósofos como Mikhail M. Bakhtin (1986), Bordini (1993); Aguiar (1993), Bourdieu (1989), Candido (1972) e Freire (2003).

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Biografia do Autor

Eliane Dolens Almeida Garcia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Mestranda em Educação (IFMT/UNIC)

Professora no Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Marcos Aparecido Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Doutor em Estudos Literários PPGEL (UNEMAT)

Professor no IFMT/MT

Referências

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Publicado

25.05.2024

Como Citar

GARCIA, Eliane Dolens Almeida; PEREIRA, Marcos Aparecido. (Re)Pensando as práticas de leitura na escola: a emancipação por meio do texto literário. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24015, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24015.id767. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/767. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias

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