FORMULACIÓN DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: ITINERARIO DE LAS PRODUCCIONES ACADÉMICAS BRASILEÑAS DE 2011 A 2020

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22025.id1495

Palabras clave:

Revisión de la literatura, Formulación del problema, Escuela primaria, Escuela secundaria (ou bachillerato), Educación Matemática

Resumen

Este estudio forma parte de una tesis doctoral, aún en curso, en la que la estratégia de formulación de problemas en las clases de matemáticas constituye el objeto de estudio. Esta sección pretendía identificar las investigaciones nacionales sobre formulación de problemas propuestas a los estudiantes de los últimos años de primaria y bachillerato en el periodo comprendido entre 2011 y 2020. El objetivo era describir y analizar los elementos que permeaban el desarrollo de esta estrategia. El procedimiento adoptado fue la revisión bibliográfica sistemática de enfoque cualitativo con recogida de datos en las bases de alojamiento Biblioteca Digital de Teses e Dissertações y catálogo de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Los resultados mostraron la escasez de investigaciones sobre el tema, la falta de referencia teórica en el escenario brasileño, lo que justifica la importancia de las investigaciones que exploran este objeto, en particular en la educación primaria, etapa en la que se observa una mayor brecha.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristina de Jesus Teixeira, UnB

Mestrado em Educação (UnB) Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB) - linha de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática (ECMA)

Geraldo Eustáquio Moreira, UERJ

Doutorado em Educação Matemática (PUC-SP) Pós-Doutorado (UERJ) Professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da Universidade de Brasília (UnB)

Citas

ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005. 270 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2005.

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa et al. (org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014.

ALTOÉ, Renan Oliveira. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/141. Acesso em: 23 out. 2021.

ANDRADE, Silvanio. A pesquisa em educação matemática, os pesquisadores e a sala de aula: um fenômeno complexo, múltiplos olhares, um tecer de fios. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

ANDRADE, Silvanio. Ensino-aprendizagem de matemática via exploração de problemas, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Unesp, Rio Claro, 1998.

ANDRADE. Silvanio. Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Marcio. (org.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2017, p. 355-398.

ANDREATTA, Cidimar. Aprendizagem matemática através da elaboração e resolução de problemas em uma escola comunitária rural. 2020. 203 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9843067. Acesso em: 13 out. 2021.

BRANCA, Nicholas Anthony. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In: KRULIK, Stephen; REYS, Robert (org.). A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. Tradução: Hygino H. Domingues; Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997.

BRANDÃO, Jefferson Dagmar Pessoa. Ensino aprendizagem de função através da resolução de problemas e representações múltiplas. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_d06e11c76602c30ace94a83a3b55bf25. Acesso em: 29 mar. 2021.

BRASIL, Luís Alberto Souza. Estudo dirigido de Matemática no Ginásio. Rio de Janeiro, RJ: Fundo de Cultura, 1964.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3.

D’AMBRÓSIO, Beatriz. Silva; D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Formação de Professores de Matemática: Professor-pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, v. 1, p. 75-85, abr. 2006. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/65 Acesso em: 5 fev. 2022.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus. 2012.

DANTE, Luís Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12. ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.

DANTE, Luís Roberto. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009.

DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, 2019. Disponível em https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923. Acesso em: 17 fev. 2022.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Um ensaio sobre as concepções de professores de matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa. v. 34, n. 3, p. 495-510, set./dez. 2008. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300006

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HATFIELD, Larry. Heuristical emphases in the instruction of mathematical problem solving: Rationales and research. In: HATFIELD, Larry; BRADBARD, David A. Mathematical problem solving: Papers from a research workshop. Columbus, OH: ERIC Clearinghouse for Science, Mathematics and Environmental Education, 1978.

KILPATRICK, Jeremy. A retrospective account of the past 25 years of research on teaching mathematical problem solving. In SILVER, E. A. (ed.). Teaching and learning mathematical problem solving: Multiple research perspectives, 1985. p. 1-15.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, v. 16, n. 69, 1996. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2368/2107. Acesso em: 17 fev. 2022.

LIMA, Louise dos Santos. O ensino de Matemática via resolução de problemas: investigando estratégias dos alunos do ensino fundamental. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1997293. Acesso em: 23 mar. 2021.

MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. Concepções de ensino da matemática elementar que emergem da prática docente. 2006. 273 f. Tese (Doutorado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

MEDEIROS, Kátia Maria. A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos. Educação Matemática Em Revista, v. 14, p. 19-28, 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/1083. Acesso em: 17 fev. 2022.

MEDEIROS, Kátia Maria. Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade. 2013. (Resumo Expandido).

MEDEIROS, Kátia Maria; SANTOS, Antônio José Barboza dos. Uma experiência didáctica com a formulação de problemas matemáticos. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 87–118, 2007. DOI: 10.20396/zet.v15i28.8647027. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647027. Acesso em: 18 fev. 2021.

MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JÚNIOR, Luiz Carlos. Resolução de Problemas, uma matemática para ensinar. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JÚNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. (org.). Perceptivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 397-432.

MÜLLER, Ana Paula Krein. Resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental: possibilidades a partir da leitura e da escrita. 2015 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES, Lajeado, RS, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2014897. Acesso em: 23 mar. 2021.

NCTM - National Council of Teachers of Mathematics. An Agenda for Action: Recommendations for School Mathematics in the 1980’s. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1980.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: VIGGIANI, Maria Aparecida. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-220.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Editora Cortez, 2004. p. 213-231.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291223514005.pdf. Acesso: 18 jul. 2021.

POLYA, George. How to solve it. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1945.

PONTE, João Ponte; SERRAZINA, Lurdes. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Quadrante, Lisboa, v. 13, n. 2, p. 51-74, 2004. Disponível em: http://www.apm.pt/portal/index.php?id=35978&rid. Acesso em: 8 dez. 2021.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. Acesso em: 17 fev. 2022.

SANTOS, Emily de Vasconcelos. Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 228. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Disponível em: Acesso mar. 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_75625da5ac4f51787e7019d7e774f5d3. Acesso em: 23 mar. 2021.

SCHROEDER, Thomas Leonard; LESTER, Frank Klein Junior. Developing understanding in maathematics via problem solving. In: TRAFTON, Paul Ross; SHULTE, Albert P. (org.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42.

SILVA, Josenir Rodrigues da. Produção de problemas de multiplicação pode ajudar na sua resolução? 25/02/2014 151 f. Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica Instituição de Ensino: Universidade Federal de Pernambuco, Recife biblioteca depositária: biblioteca central da UFPE. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=427511. Acesso mar. 2021.

SILVA, Ledevande Martins da. Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas. 2013. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_4c4fb8c52b5a0a92e29e4eab229df9f4. Acesso mar. 2021.

SILVA, Veralucia Severina da. Proposição e exploração de problemas no cotidiano da sala de aula de matemática. 20/04/2015 133 f. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino: Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande Biblioteca Depositária: BC-UEPB. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2725120. Acesso mar. 2021.

SILVA, Sheila Valéria Pereira da. Ideias/significados da multiplicação e divisão: O processo de aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2016. 170f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4343555. Acesso mar. 2021.

SILVA, Sérgio Luis. Problemas matemáticos com cálculos algébricos: da resolução à formulação no 8° ano do ensino fundamental. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFG_97f1d0b1d7d38082d6700780e5d51804. Acesso mar. 2021.

SILVEIRA, Adriano Alves da. Análise combinatória em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas. 06/10/2016 234 f. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Instituição de Ensino: Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4342991.Acesso mar. 2021.

SILVER, Edward. Research on teaching matllemtical problem solving: Some underrepresented themes and needed directions. In: SILVER, Edward A. (ed.). Teaching and learning mathematical problem solving: Multiple research perspectives. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbawn, 1985. p. 247-266.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria Ignez. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86.

SOUZA, Samilly Alexandre de. A formulação e resolução de problemas geométricos com base em sólidos geométricos. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino De Ciências E Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4251130. Acesso em: 23 mar. 2021.

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da Matemática: Uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

VAN DE WALLE, John Arthur. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VILA, Antoni; CALLEJO, María Luz. Matemática para aprender a pensar: O papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Publicado

2022-05-01

Cómo citar

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; EUSTÁQUIO MOREIRA, Geraldo. FORMULACIÓN DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: ITINERARIO DE LAS PRODUCCIONES ACADÉMICAS BRASILEÑAS DE 2011 A 2020. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 7, n.º 2, p. e22035, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22025.id1495. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/222. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.

Artículos más leídos del mismo autor/a