FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA: ITINERÁRIO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2011 A 2020
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22025.id1495Palavras-chave:
Revisão sistemática, Formulação de problemas, Ensino fundamental e médio, Educação MatemáticaResumo
Este estudo é recorte de uma tese de doutoramento, em andamento, na qual a formulação de problemas nas aulas de matemática constitui objeto de investigação. Este recorte buscou identificar pesquisas nacionais que abordaram, em alguma medida, a formulação de problemas proposta a estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio no período de 2011 a 2020. Especificamente, intentou descrever e analisar elementos que perpassaram o desenvolvimento dessa estratégia. O procedimento adotado foi a revisão sistemática de literatura, pesquisa qualitativa, com recolha de dados nas bases de acomodação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma ampla, os resultados evidenciaram escassez de pesquisas sobre o tema, falta de referencial teórico no cenário brasileiro, justificando a importância de pesquisas que explorem a estratégia formulação de problemas, em particular, no ensino fundamental, etapa em que se observa maior lacuna.
Downloads
Métricas
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência. 2005. 270 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2005.
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa et al. (org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014.
ALTOÉ, Renan Oliveira. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/141. Acesso em: 23 out. 2021.
ANDRADE, Silvanio. A pesquisa em educação matemática, os pesquisadores e a sala de aula: um fenômeno complexo, múltiplos olhares, um tecer de fios. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
ANDRADE, Silvanio. Ensino-aprendizagem de matemática via exploração de problemas, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Unesp, Rio Claro, 1998.
ANDRADE. Silvanio. Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Marcio. (org.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2017, p. 355-398.
ANDREATTA, Cidimar. Aprendizagem matemática através da elaboração e resolução de problemas em uma escola comunitária rural. 2020. 203 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9843067. Acesso em: 13 out. 2021.
BRANCA, Nicholas Anthony. Resolução de problemas como meta, processo e habilidade básica. In: KRULIK, Stephen; REYS, Robert (org.). A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. Tradução: Hygino H. Domingues; Olga Corbo. São Paulo: Atual, 1997.
BRANDÃO, Jefferson Dagmar Pessoa. Ensino aprendizagem de função através da resolução de problemas e representações múltiplas. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, UEPB. 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_d06e11c76602c30ace94a83a3b55bf25. Acesso em: 29 mar. 2021.
BRASIL, Luís Alberto Souza. Estudo dirigido de Matemática no Ginásio. Rio de Janeiro, RJ: Fundo de Cultura, 1964.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 3.
D’AMBRÓSIO, Beatriz. Silva; D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Formação de Professores de Matemática: Professor-pesquisador. Atos de Pesquisa em Educação, v. 1, p. 75-85, abr. 2006. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/65 Acesso em: 5 fev. 2022.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus. 2012.
DANTE, Luís Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12. ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.
DANTE, Luís Roberto. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009.
DONATO, Helena; DONATO, Mariana. Etapas na Condução de uma Revisão Sistemática. Acta Médica Portuguesa, v. 32, n. 3, 2019. Disponível em https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923. Acesso em: 17 fev. 2022.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Um ensaio sobre as concepções de professores de matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa. v. 34, n. 3, p. 495-510, set./dez. 2008. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300006
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HATFIELD, Larry. Heuristical emphases in the instruction of mathematical problem solving: Rationales and research. In: HATFIELD, Larry; BRADBARD, David A. Mathematical problem solving: Papers from a research workshop. Columbus, OH: ERIC Clearinghouse for Science, Mathematics and Environmental Education, 1978.
KILPATRICK, Jeremy. A retrospective account of the past 25 years of research on teaching mathematical problem solving. In SILVER, E. A. (ed.). Teaching and learning mathematical problem solving: Multiple research perspectives, 1985. p. 1-15.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, v. 16, n. 69, 1996. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2368/2107. Acesso em: 17 fev. 2022.
LIMA, Louise dos Santos. O ensino de Matemática via resolução de problemas: investigando estratégias dos alunos do ensino fundamental. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1997293. Acesso em: 23 mar. 2021.
MANDARINO, Mônica Cerbella Freire. Concepções de ensino da matemática elementar que emergem da prática docente. 2006. 273 f. Tese (Doutorado) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
MEDEIROS, Kátia Maria. A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos. Educação Matemática Em Revista, v. 14, p. 19-28, 2018. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/1083. Acesso em: 17 fev. 2022.
MEDEIROS, Kátia Maria. Investigando a Formulação e a Resolução de Problemas Matemáticos na Sala de Aula: Explorando Conexões entre Escola e Universidade. 2013. (Resumo Expandido).
MEDEIROS, Kátia Maria; SANTOS, Antônio José Barboza dos. Uma experiência didáctica com a formulação de problemas matemáticos. Zetetike, Campinas, SP, v. 15, n. 2, p. 87–118, 2007. DOI: 10.20396/zet.v15i28.8647027. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647027. Acesso em: 18 fev. 2021.
MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JÚNIOR, Luiz Carlos. Resolução de Problemas, uma matemática para ensinar. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; LEAL JÚNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Márcio. (org.). Perceptivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 397-432.
MÜLLER, Ana Paula Krein. Resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental: possibilidades a partir da leitura e da escrita. 2015 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social - FUVATES, Lajeado, RS, 2015. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2014897. Acesso em: 23 mar. 2021.
NCTM - National Council of Teachers of Mathematics. An Agenda for Action: Recommendations for School Mathematics in the 1980’s. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1980.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: VIGGIANI, Maria Aparecida. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-220.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho. (org.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Editora Cortez, 2004. p. 213-231.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2912/291223514005.pdf. Acesso: 18 jul. 2021.
POLYA, George. How to solve it. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1945.
PONTE, João Ponte; SERRAZINA, Lurdes. Práticas profissionais dos professores de Matemática. Quadrante, Lisboa, v. 13, n. 2, p. 51-74, 2004. Disponível em: http://www.apm.pt/portal/index.php?id=35978&rid. Acesso em: 8 dez. 2021.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. Acesso em: 17 fev. 2022.
SANTOS, Emily de Vasconcelos. Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 228. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Disponível em: Acesso mar. 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_75625da5ac4f51787e7019d7e774f5d3. Acesso em: 23 mar. 2021.
SCHROEDER, Thomas Leonard; LESTER, Frank Klein Junior. Developing understanding in maathematics via problem solving. In: TRAFTON, Paul Ross; SHULTE, Albert P. (org.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42.
SILVA, Josenir Rodrigues da. Produção de problemas de multiplicação pode ajudar na sua resolução? 25/02/2014 151 f. Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica Instituição de Ensino: Universidade Federal de Pernambuco, Recife biblioteca depositária: biblioteca central da UFPE. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=427511. Acesso mar. 2021.
SILVA, Ledevande Martins da. Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas. 2013. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UEPB_4c4fb8c52b5a0a92e29e4eab229df9f4. Acesso mar. 2021.
SILVA, Veralucia Severina da. Proposição e exploração de problemas no cotidiano da sala de aula de matemática. 20/04/2015 133 f. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática Instituição de Ensino: Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande Biblioteca Depositária: BC-UEPB. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2725120. Acesso mar. 2021.
SILVA, Sheila Valéria Pereira da. Ideias/significados da multiplicação e divisão: O processo de aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2016. 170f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4343555. Acesso mar. 2021.
SILVA, Sérgio Luis. Problemas matemáticos com cálculos algébricos: da resolução à formulação no 8° ano do ensino fundamental. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFG_97f1d0b1d7d38082d6700780e5d51804. Acesso mar. 2021.
SILVEIRA, Adriano Alves da. Análise combinatória em sala de aula: uma proposta de ensino-aprendizagem via resolução, exploração e proposição de problemas. 06/10/2016 234 f. Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática Instituição de Ensino: Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4342991.Acesso mar. 2021.
SILVER, Edward. Research on teaching matllemtical problem solving: Some underrepresented themes and needed directions. In: SILVER, Edward A. (ed.). Teaching and learning mathematical problem solving: Multiple research perspectives. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbawn, 1985. p. 247-266.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria Ignez. (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 69-86.
SOUZA, Samilly Alexandre de. A formulação e resolução de problemas geométricos com base em sólidos geométricos. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino De Ciências E Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4251130. Acesso em: 23 mar. 2021.
TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da Matemática: Uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
VAN DE WALLE, John Arthur. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VILA, Antoni; CALLEJO, María Luz. Matemática para aprender a pensar: O papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.