CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1944-1963.id872

Palabras clave:

Material Didático, Micologia, Leitura complementar ao LD

Resumen

O PISA (2018) demonstrou que 55% dos estudantes brasileiros estão com um baixo rendimento em Ciências, evidenciando a necessidade de introduzir novas metodologias com vistas em ressignificar o ensino-aprendizagem da disciplina. Foi, então, proposta a construção de um livreto sobre o Controle Biológico de pragas pelos estudantes, temática que parte da realidade dos sujeitos.  O objetivo foi construir conhecimento a partir da produção textual e ilustrativa sobre o tema, considerando o desenvolvimento dos indicadores de Alfabetização Científica: escrever em ciências, criar, articular ideias e problematizar. Foram realizados: levantamento bibliográfico; socialização; produção textual e ilustrativa em dupla; correção; produção textual e ilustrativa (segunda versão); organização e montagem do livreto para leitura complementar ao Livro Didático. Os estudantes demonstraram apropriação do conhecimento a partir das produções, corroborando que práticas de escrita e produção ilustrativa são favoráveis na disciplina de Ciências, sendo isto intensificado pela relação do conhecimento científico com conhecimento cotidiano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lyvia Barreto Santos, UFAL

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL)

Ana Paula de Almeida Portela da Silva, UFPE

Doutora em Ciências Biológicas (UFPE) Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Citas

ALVES, Sérgio Batista. Fungos entomopatogênicos, p. 289–381. In: S. B. Alves (ed.) Controle Microbiano de Insetos. Piracicaba, FEALQ, 1163 p. 1998.

BATISTA, Paulo Sérgio. Aprendizagem em Ciências no Ensino Básico: uma investigação proporcionada pelos ambientes diferenciados. Paulo Sérgio Batista. Orientador José Vicente Lima Robaina- Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/211493. Acesso em: 06 Out 2020.

BRASIL. Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes. In: Resumo de resultados nacionais do PISA, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/pisa. Acesso em: 30 Abr 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular comum. MEC/SEB, 2017. Disponível em: Acesso em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. 06 Out 2020.

COSTA, Gelso Dalla. O uso de defensivos agrícolas para o controle de pragas do milho: uma reflexão necessária para a formação de alunos do curso técnico em agropecuária. In: Os desafios das escolas públicas paranaenses na perspectiva do professor PDE (produções didático-pedagógicas). Paraná, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_dtec_unioeste_gelsodallacosta.pdf Acesso em: 18 mai 2020.

EMBRAPA. Trajetória da agricultura no Brasil. Portal Embrapa, 2020. Disponível em: https://www.embrapa.br/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira. Acesso em: 06 Out 2020.

GARCIA, Leandro de Oliveira. Utilização de fungos entomopatogênicos para de controle de Orthezia praelonga (Sternorrynch: Ortheziidae) (Tese). Piracicaba, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11146/tde-10092004-151307/publico/marcelo.pdf Acesso em: 22 Jun 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antonio Carlos Gil. - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 06 Out 2020.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução a pesquisas qualitativas e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63 Mar./Abr. 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 06 Out 2020.. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008

MARTEIS, Letícia Silva; STEFFLER, Lizandra Makowski; SANTOS, Roseli La Corte dos. Abordagem sobre Dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. In: Scientia Plena, v. 7, n. 6, 2011. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/191/0. Acesso em: 18 mai 2020.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Alfabetização científica nos anos iniciais: necessidades formativas e aprendizagens profissionais da docência no contexto dos sistemas de avaliação em larga escala. 2014. 311 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110898. Acesso em: 21 mai 2020.

PIZARRO, Maria Vaitiekunas; JÚNIOR, Jair Lopes. Indicadores de Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica sobre as diferentes habilidades que podem ser promovidas no Ensino de Ciências nos anos iniciais. In: Investigações em Ensino de Ciências – V20(1), pp. 208-238, 2015. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/66/42. Acesso em: 22 Jun 2020. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p208

PORTELA-SILVA, Ana Paula de Almeida; ALVES, Roberto Teixeira; LUNA-ALVES LIMA, Elza Aúrea de; LIMA, Vera Lúcia de Menezes. Bioformulations in Pest Control – A Review. Annual Research & Review in Biology, 5(6): 535-543, 2015. DOI: https://doi.org/10.9734/ARRB/2015/12395

REBERTE, Luciana Magnoni.; HOGA, Luiza Akiko Komura GOMES, Ana Luisa Zaniboni. O processo de construção de material educativo para a promoção da saúde da gestante. Rev Latino-Am Enfermagem. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n1/pt_14.pdf. Acesso em: 22 Jun 2020.

ROCHA JUNIOR, Valter Ferreira. Eficiência de fungos entomopatogênicos no controle do percevejo-bronzeado-do-eucalipto (Thaumastocoris peregrinus) (Hemiptera: Thaumastocoridae) em condições de campo/ Valter Ferreira Rocha Junior; orientador Genésio Tâmara Ribeiro. – São Cristóvão, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6769/2/VALTER_FERREIRA_ROCHA_JUNIOR.pdf. Acesso em: 07 Out 2020.

ROHLEDER, Michael Kuhn; LEUCK, Natana. Conexão entre conteúdos de aula e assuntos de interesse dos alunos. In: Revista Acadêmica Licencia&acturas. Ivoti v. 2 n. 2 p. 117-121. julho/dezembro, 2014. Disponível em: http://www.ieduc.org.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/56 Acesso em: 19 mai 2020. DOI: https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.56

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. In: Investigações em Ensino de Ciências – V13(3), pp.333-352, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263. Acesso em: 22 Jun 2020.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Construindo argumentação em sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de Alfabetização Científica e o padrão de Toulmin. In: Ciência e Educação, Bauru, v. 17, n. 1, p. 97 - 114, jan. 2011. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n1/07.pdf> Acesso em: 10 Mai 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007

SILVA, Alexandre Fernando da; FERREIRA, José Heleno; VIEIRA Carlos Alexandre. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. In: Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 7, N° 2, p. 283-304, Maio/Ago 2017. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/314 Acesso em: 21 de Abril 2020. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID314

SILVA, Katia Regina Araújo da et al. Elaboração de uma cartilha ilustrada como estratégia de educação ambiental para a preservação do meio ambiente e medidas que devem ser adotadas em caso de acidentes com animais peçonhentos. Revista Presença, [S.l.], v. 5, n. 13, apr. 2020. ISSN 2447-1534. Disponível em: http://revistapresenca.celsolisboa.edu.br/index.php/numerohum/article/view/148. Acesso em: 07 Out 2020.

TAVASSOLI, Mosa; POURSEYED, Seyed Hassan; OWNAGH, Abdulghaffar; BERNOUSI, Iraj MARDANI, Karim. Biocontrol of pigeon tick Argas reflexus (Acari: argasidae) by entomopathogenic fungus Metarhizium anisopliae (ascomycota: hypocreales). In: Brazilian Journal of Microbiology (2011). Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bjm/v42n4/v42n4a30.pdf. 22 Jun 2020. Acesso em: 20 mai 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-83822011000400030

VIEIRA, Maria José Guimarães. Um olhar sobre o corpo da escola indígena: diálogos entre o ensino de Ciências e as concepções dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Maria José Guimarães Vieira. ; orientador Edinéia Tavares Lopes. – São Cristóvão, 2017. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6529/2/MARIA_JOSE_GUIMARAES_VIEIRA.pdf. Acesso em: 06 Out 2020.

YANNOULAS, Silvia Cristina; ASSIS, Samuel Gabriel; FERREIRA, Kaline Monteiro. Educação e pobreza: 1limiares de um campo em (re)definição. In: Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 50 maio-ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n50/v17n50a05.pdf Acesso em: 21 de Abril de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200005

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

BARRETO SANTOS, Lyvia; ALMEIDA PORTELA DA SILVA, Ana Paula de. CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1944–1963, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1944-1963.id872. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/407. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.

Artículos más leídos del mismo autor/a