ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADO NO ENSINO CENTRADO NO APRENDIZ
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760Palabras clave:
Luta, Escola, Educação FísicaResumen
Objetiva-se, neste artigo, descrever uma experiência de ensino das lutas na Educação Física Escolar, envolvendo as possibilidades, as estratégias e os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem desta modalidade. De cunho qualitativo-descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência, a qual baseou-se na teoria do ensino centrada no aprendiz, fundamentada nos princípios do construtivismo. A experiência foi realizada no ano de 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), nas aulas de Educação Física Escolar com a participação de 313 estudantes de 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de habilidades como criatividade, empatia e reflexividade, bem como ampliação da consciência de si durante o processo e reconhecimento da necessidade de assumir maior responsabilidade pelo próprio aprendizado. Concluiu-se que é possível adotar as lutas como conteúdo, oportunizando aos estudantes papel ativo no processo de ensino e aprendizagem.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, Luciano de; MARTINS, Fabrício Döring. Educação Física Escolar no ensino médio integrado: limites e possibilidades de uma proposta de intervenção. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 100-120, jan/abr 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p100-120.id635. Acessado em: 10 jun. 2020.
BIDARRA; Maria da Graça Amaro; FESTAS, Maria Isabel Ferraz. Construtivismo(s): Implicações e Interpretações Educativas. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 39, n. 2, p. 177-195, 2005. Disponível em: https://eg.uc.pt/handle/10316/11548. Acessado em: 10 mar. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3o e 4o ciclos. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC / SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: os fundamentos da malícia. Rio de Janeiro: Record, 2001.
CARREIRO, Eduardo Augusto. Lutas. In: DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física Escolar: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
CHAVES, Paula Nunes; SILVA, Ivana Lúcia da; MEDEIROS, Rosie Marie Nascimento de. Lutas na Educação Física Escolar: uma experiência no ensino médio. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 80-91, 2015. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2011/1023. Acessado em: 15 mar. 2020.
CIRINO, Cirino; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; SCAGLIA, Alcides José Sistematização dos Conteúdos das Lutas para o Ensino Fundamental: uma proposta de ensino pautada nos jogos. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. especial, n. 9, p. 221-227, 2013.
CORREIA, Carolini de Souza Vilela; SPESSATTO, Marizete Bortolanza. No ritmo da música: análise de uma experiência com estudantes do ensino médio em aulas de Sociologia. Revista Prática Docente, Confresa, v. 4, n. 2, p. 852-868, jul/dez 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543. Acessado em: 10 jun. 2020.
CRUZ, Marlon Messias Santana; CASTRO NETA, Abília Ana; SORTE, Drieli Fernandes Boa; SANTOS, Joice Tainá de Jesus; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. Tematizando as lutas na Educação Física Escolar: relato de uma prática pedagógica no contexto do PIBID. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 109-115, 2018. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/18778. Acessado em: 05 mar. 2020.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física Escolar: em busca da pluralidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, p. 40-42, 1996. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rpef/article/view/139646. Acessado em: 31 jul. 2017.
DARIDO, Suraya Cristina; GALVÃO, Zenaide; FERREIRA, Lilian Aparecida; FIORIN, Giovanna. Educação Física no Ensino Médio: Reflexões e ações. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 2, p. 138-145, 1999.
DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna Sessions. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. In: O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2006. p. 432-432.
SANTOS, Rosane Barreto dos; BRASIL, Isabella Blanche Gonçalves. Vivenciando o conteúdo lutas na educação física escolar. Temas em Educação Física Escolar, v. 3, n. 1, p. 60-65, 2018. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2093. Acessado em: 08 fev. 2020.
DUTRA, Higor; TAVARES, Andressa Silva; SANTOS, Emerson Luiz; COPETTI, Jaqueline. A importância da música na Educação Física: relato de experiência do estágio supervisionado 1. In: Salão internacional de ensino, pesquisa e extensão, 2016, Uruguaiana. Anais... Uruguaiana: UNIPAMPA, 2016. v. 8, n. 1, p. 1-8. Disponível em https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/84718. Acessado em: 10 mar. 2020.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André. Ensaiando o “novo” em Educação Física Escolar: a perspectiva de seus atores. Revista brasileira de ciências do esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 119-134, 2011. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/874. Acessado em: 18 jan. 2020.
FERREIRA, Heraldo Simões. As Lutas na Educação Física Escolar. Revista de Educação Física. Fortaleza, n.135, p.36-44, 2006.
FOSNOT, Catherine Twomey. Constructivism: Theory, perspectives and practice. New York: Teachers College, 2005.
FURTADO, Renan Santos; PINHEIRO, Elaine Cristina Monteiro; VAZ, Alexandre Fernandez. Lutas no ensino médio: conhecimento e ensino. Cadernos de Formação RBCE, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 57-69, 2019. Disponível em http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2359. Acessado em: 10 mar. 2020.
GALATTI, Larissa Rafaela; CIRINO, Carolina; SCAGLIA, Alcides José. Reflexões metodológicas do ensino para o processo de iniciação esportiva das lutas. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira; SOUZA, Edison Roberto; RAMOS, Valmor; ROCHA, Julio Cesar Schmitt. C. S. (Orgs.). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos... Florianópolis: UDESC, 2015. p. 489-511.
GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139 f. Campinas: Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
KAWASHIMA, Larissa Beraldo; SILVA, Ana Paula Vasconcelos da; MOREIRA, Evando Carlos. Experiências com o ensino médio integrado do IFMT: a ginástica laboral como conteúdo da Educação Física. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 81-99, jan/abr 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p81-99.id629. Acessado em: 10 jun. 2020.
LOPEZ, Paulo Cesar Grulett, GOLIN, Carlo Henrique, RIBEIRO, Edineia Aparecida Gomes. O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia. Pensar a Prática, Goiânia, v.22, n. 1, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/54938. Acessado em: 10 jan. 2020.
MALDONADO, Daniel. Teixeira BOCCHINI, Daniel. As três dimensões do conteúdo na Educação Física: tematizando as lutas na escola pública. Conexões, Campinas, v. 11, n. 4, p. 195-211, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637599. Acessado em: 06 mar. 2020.
MERIDA, Fernanda Vieira; MERIDA, Marcos. Abordagem esportivista. In: SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Portas abertas para a Educação Física: falando sobre abordagens pedagógicas. São Paulo: Phorte, 2013. p. 37 – 49.
MIRANDA, André Luis Ferreira; DOS REIS, Lion Matheus Cardoso. O conteúdo lutas nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino fundamental do município de São Miguel do Guamá–PA. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 1, p. 120-136, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.27888. Acessado em: 06 jun. 2020.
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa. Organização e Trato Pedagógico do Conteúdo de Lutas na Educação Física Escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 36-49, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p36. Acessado em: 23 jun. 2018.
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do; ALMEIDA, Luciano. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Revista Movimento. Porto Alegre, v. 13, n.3, p. 91-110, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3567. Acessado em: 10 dez. 2019.
NEIRA, Marcos Garcia. Análise e produção de relatos de experiência da educação física cultural: uma alternativa para a formação de professores. Textos FCC, v. 53, p. 53-103, 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/textosfcc/article/viewFile/5552/3586. Acessado em: 25 ago. 2020.
NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas Pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017.
OLIVEIRA, Amauri Bássoli de. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 8, n.1, p. 21-27, 1997.
OLIVIER, Jean Claude. Das brigas aos jogos com regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos, CIRINO, Cirino, CORRÊA, Adriano Oliveira, FARIAS, Gelcemar Oliveira. Lutas na escola: sistematização do conteúdo por meio a teia do conhecimento das lutas em rede. Conexões, Campinas v.15, n.3, p. 338-348, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648512. Acessado em: 07 mar. 2019.
ROSÁRIO, Luís Fernando; DARIDO, Suraya Cristina. A Sistematização dos conteúdos da Educação Física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Revista Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3. p. 167-178, 2005.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a Educação Física Escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-170, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635. Acessado em: 10 mar. 2020.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a Educação Física. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 4, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120. Acessado em: 10 mar. 2020.
SANTOS, Marcio Antonio Raiol; BRANDÃO, Pedro Paulo Souza. Produção do conhecimento em lutas no currículo da Educação Física Escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 25, n. 24, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/78143/52719. Acessado em: 10 mar. 2020.
SANTOS, Sérgio Oliveira dos. Utilizando recursos materiais alternativos nas aulas de Educação Física Escolar. In: MOREIRA, Evandro Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov. Educação Física Escolar: desafios e propostas 2. Várzea Paulista: Fontoura: 2011.
SCAPIN, Gislei José; Camargo, Maria Cecília da Silva; Souza, Maristela da Silva; Costa, Leandra; Charão, Carine Marques. A construção de material pedagógico para o ensino do jogo e o processo educativo na Educação Física crítico-superadora. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 01-20, abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e61616/0. Acessado em: 10 mar. 2020.
SILVA, Marcelo Luiz. O uso de materiais de baixo custo para experimentação nas aulas de densidade e pressão hidrostática. Revista Prática Docente, Confresa, v. 2, n. 1, p. 62-70, jan/jun 2017. Disponível em: https://doi.org/10.23926/rpd.v2i1.47. Acessado em: 10 jun. 2020.
SILVA, Eurípedes Norberta da; QUADROS, Imara Pizzato. Educação musical na perspectiva metodológica de aprendizagem interdisciplinar. Revista Prática Docente, Confresa, v. 4, n. 1, p. 134-153, jan/jun 2019. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p134-153.id305. Acessado em: 10 jun. 2020.
TREVISAN; Andreia Cristina Rodrigues; TREVISAN, Eberson Paulo; RIBEIRO, Katia Dias Ferreira A relação entre teoria e prática no processo de desenvolvimento profissional docente: o caso da Escola Luiza Nunes Bezerra. Revista Prática Docente, Confresa, v. 3, n. 1, p. 352-365, jan/jun 2018. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p352-365.id176. Acessado em: 10 jun. 2020.
WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: Five key changes to practice. New Jersey: John Wiley & Sons, 2002.
WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: Five key changes to practice. San Francisco: Jossey- bass, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.