COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e012.id1360

Palavras-chave:

Educação Física, Professor, Gestão, Educação Especial

Resumo

Ao final da formação inicial docente, alguns estudantes já têm delineada a trajetória profissional a ser seguida. Uma das possibilidades que se apresenta aos futuros professores de Educação Física é a atuação na Educação Especial. Esse estudo tem por objetivo relatar a experiência de um professor de Educação Física atuante na Educação Especial, nas funções de professor e de gestor. Vislumbra-se propor uma reflexão acerca dos elementos que favoreceram a aquisição de competências profissionais no início da docência. O relato de experiência configura-se como narrativa, descrevendo experiência, lugar e tempo, com aporte teórico, legitimando ações e fenômenos científicos. As competências adquiridas na prática docente e na função de gestor configuram-se, através dos processos descritivo e reflexivo, como saberes oriundos da prática, podendo ser materializados. Ao final do estudo, verifica-se que a diversidade de ações possibilitou a aquisição das competências, consideradas em cada contexto de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleberson Roberto de Oliveira, UDESC

Mestrando em Ciências do Movimento Humano (UDESC/CEFID) Professor do Colégio Mundo do Saber

Renato Daniel Trusz, UDESC

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UDESC/CEFID) Mestre em Educação Física, Secretaria de Educação de Balneário Camboriú

Gelcemar Oliveira Farias, UDESC

Doutora em Educação Física, Docente na Universidade do Estado de Santa Catarina, Docente do Programa de Pós-Graduação de Ciências do Movimento Humano (UDESC/CEFID)

Referências

ALVES, Juliano Nunes; BECKER, Josiane Fagundes; QUATRIN, Denise Rossato. Competências individuais: Existe simetria entre as apresentadas por colaboradores e as requeridas pelos gestores. ReCaPe Revista de Carreiras e Pessoas São Paulo, v. 4, n. 1, p. 36-50. 2014. https://doi.org/10.20503/recape.v4i1.19409 DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v4i1.19409

ANTUNES, Alfredo César. Mercado de trabalho e educação física: aspectos da preparação profissional. Revista de Educação, v. 10, n. 10, p. 141-149. Anhanguera, 2007. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2147 Acesso em: 08 mar. 2021.

BARBOSA, Cláudio Gomes. Liderança na gestão do esporte universitário: proposta da criação de uma rede de dados. 2014. 112 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/108687 Acesso em: 21 dez. 2020.

BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. 2008. 591f. Porto: Discursos sobre a Competência - contributo para a (re)construção de um conceito de competência aplicável ao profissional do desporto. Dissertação de doutoramento. Faculdade de Desporto - Universidade do Porto. Porto, 2008. Disponível em: https://cifi2d.fade.up.pt/files/paula-batista.pdf Acesso em: 11 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.5628/rpcd.08.03.377

BEZERRA, José Welber Vieira. A Inclusão Social de Pessoas com Deficiências por Meio da Prática de Futsal na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Iguatu-Ce. 2019. 93f. São Leopoldo: Dissertação (Mestrado). Faculdades EST. São Leopoldo, 2019 Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/995 Acesso em: 11 maio 2021.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.html Acesso em: 21 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm Acesso em: 21 dez. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 21 dez. 2020.

BRITO, Raull Felippe de Almeida; LIMA, João Franco. Educação Física Adaptada e Inclusão: Desafios encontrados pelos professores de educação física no trabalho com alunos com deficiência. Revista Corpo, Movimento e Saúde, v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/corpomovimentosaude/pdf/artigo2012_1_artigo1_12.pdf Acesso em: 20 dez. 2020.

BULGRAEN, Vanessa Cristina. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010. Disponível em: http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula04/FOP_d03_a04_t07b.pdf Acesso em: 19 dez. 2020.

CAMILO, Merielle; NEVES, Marcos Cesar Danhoni; BELONI, Belmiro Marcos; DUTRA, Alessandra. A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e020, 2021. http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e020.id984 DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e020.id984

CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva de. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health, v. 2 ano1, p. 94-103, 2012. http://dx.doi.org/10.15210/jonah.v2i1.3447

CHEETHAM, Graham; CHIVERS, Geoff. The reflective (and competent) practitioner: a model of professional competence which seeks to harmonise the reflective practitioner and competence-based approaches. Journal of European Industrial Training, v. 22, n. 7, p. 267-276, 1998. https://doi.org/10.1108/03090599810230678 DOI: https://doi.org/10.1108/03090599810230678

CORREIA, Marcos Miranda. Projetos sociais em educação física, esporte e lazer: reflexões preliminares para uma gestão social. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, n. 3, p. 91-105, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4013/401338533007.pdf Acesso em: 04 maio 2021.

COSTA, Luciane Cristina Arantes da; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Prática pedagógica de professores de educação física: Conteúdos e Abordagens Pedagógicas. Revista da Educação Física, v. 17, n. 2, p. 161-167, 2006. Disponível em: http://www.wejconsultoria.com.br/site/wp-content/uploads/2015/04/Praticas-Pedag%C3%B3gicas-de-Professores-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-F%C3%ADsica-Conte%C3%BAdos-e-abordagens-pedag%C3%B3gicas.pdf Acesso em: 08 mar. 2021.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015 DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015

DIAS, Emerson de Paulo. Conceitos de Gestão e Administração: Uma Revisão Crítica. Revista Eletrônica de Administração, v. 1, Edição 1, p. 1-12, 2002. Disponível em: http://periodicos.unifacef.com.br/index.php/rea/article/view/160/16 Acesso em: 21 dez. 2020.

DRESCH, Dênis. Educação Física na Educação Especial. 40f. (Trabalho de conclusão de Curso). UNIJUÍ. Santa Rosa, 2017. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/5207 Acesso em: 11 maio 2021.

FARIAS, Gelcemar Oliveira; NASCIMENTO, Juarez Vieira do; GRAÇA, Amândio; BATISTA, Paula Maria Fazendeiro. Competências profissionais em Educação Física: uma abordagem ao longo da carreira docente. Motriz, v. 18, n. 4, p. 656-666, 2012. https://doi.org/10.1590/S1980-65742012000400004 DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-65742012000400004

FEITOSA, Wallacy Milton do Nascimento; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. As competências específicas do profissional de Educação Física que atua na orientação de atividades físicas: um estudo Delphi. R. Bras. Ci. e Mov., v. 11 n. 4, p. 19-26, 2003. http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v11i4.521

FINCK, Silvia Christina Madrid. A Educação Física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação. 2. ed. Rev. Curitiba: Ibpex, 2011.

GALVÃO, Verônica Bezerra de Araújo; SILVA, Anielson Barbosa da; SILVA, Walmir Rufino da. O desenvolvimento de competências gerenciais nas escolas públicas estaduais. Revista Educação e Pesquisa, v. 38 n. 1, 2012. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000002

GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Universidade de Brasília. 2005. Disponível em: https://www2.unifap.br/edfisica/files/2014/12/Competencias-e-Habilidades-VOC%C3%8A-SABE-LIDER-COM-ISSO.pdf Acesso em 20 dez. 2020.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Scielo Educação e Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1375, 2010. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), v. 1, n. 2, p. 162, 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347/360 Acesso em: 19 dez. 2020.

GOMES, Christianne Luce. Lazer: Necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, v. 1, n. 1, p.3-20, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/430/279 Acesso em: 21 dez. 2020.

GUIMARÃES, Marla Carina. Gestão Escolar e os Desafios da Prática Pedagógica na Educação Especial. 37f. 2018. TCC (Graduação) – Curso Gestão Educacional, UFSM. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15571 Acesso em: 26 jan. 2021.

ISAYAMA, Hélder Ferreira. Atuação do profissional de educação física no âmbito do lazer: a perspectiva da animação cultural. Revista Motriz, v. 15, n. 2, p. 407-413, 2009. https://doi.org/10.5016/2577

KEBACH, Patrícia; DUARTE, Rosangela. Educação Musical e Educação Especial: Processo de inclusão no sistema regular de ensino. Textos e Debates, n. 15, p. 98-111, 2012. http://dx.doi.org/10.18227/2217-1448ted.v2i15.751 DOI: https://doi.org/10.18227/2217-1448ted.v2i15.751

MARTINS, Yuri Bitencourt; BASTOS, Flávia da Cunha; FERREIRA, Lilian Aparecida. A prática de gestão do esporte na perspectiva do lazer em uma instituição cultural. Conexões, v. 17, p. e019007-e019007, 2019. https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8653267 DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8653267

MENDES, Evandra Hein; NASCIMENTO, Juarez Vieira; NAHAS, Markus Vinicius; FENSTERSEIFER, Alex; JESUS, Joaquim Felipe de. Avaliação da Formação Inicial em Educação Física: Um Estudo Delphi. Journal of Physical Education , v. 17, n. 1, p. 53-64, 2008. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfisv17n1p53-64

MOLINA NETO, V; MOLINA, R. K. Capacidade de escuta: questões para a formação docente em Educação Física. Movimento, v. 8, n. 1, p. 57-66, 2002. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2637 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2637

NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Escala de auto percepção de competência profissional em educação física e desportos. Revista Paulista de Educação Física, n. 13, v. 1, p. 5-21, 1999. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137756 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1999.137756

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes Docentes e Formação de Professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. In: Educação & Sociedade. ano XXII. n. 74, 2001. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003

QUINQUIOLO Natália. O papel do professor como mediador de conflitos entre crianças da educação infantil. Revista Ciências Humanas, v. 10, n. 1, edição 18, p. 123, 2017. https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo12 DOI: https://doi.org/10.32813/rchv10n12017artigo12

SCAPIN, Larissa Leal; KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida; BONDEZAN, Andreia Nakamura; LÜBECK, Marcos. Tecnologias Assistivas, Ensino de Frações e Surdez: Olhares de Acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Matemática. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 391-410, 2019. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450

SILVA, Débora Alice Machado da. et al. A importância da recreação e do lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.

SOUZA, Calixto Souza Junior de. Entre o Adaptar e o Incluir: uma Abordagem Interdisciplinar da Disciplina de Educação Física Adaptada. Revista da Sobama, v. 15, n. 1, p. 31-34, 2014. https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3800 DOI: https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n1.3800

TRUSZ, Renato Daniel; FARIAS, Gelcemar Oliveira; FOLLE, Alexandra; BOTH, Jorge. Preocupações de Professores de Educação Física: Reflexões Acerca de Estudos Relacionados à Temática. Revista Movimento, v. 23, n. 4, p. 1471-1484, 2017. https://doi.org/10.22456/1982-8918.64971 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64971

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

ROBERTO DE OLIVEIRA, Cleberson; DANIEL TRUSZ, Renato; OLIVEIRA FARIAS, Gelcemar. COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e012, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e012.id1360. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/260. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias