REFLEXÕES SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1342-1354.id741

Palavras-chave:

Jogo, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O docente na educação infantil deve oportunizar ao educando atividades que enriqueçam a criatividade e a autonomia. Em meio a este contexto, o jogo importante fenômeno cultural e social contribui com o desenvolvimento humano. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre as características do jogo no contexto da educação infantil e sua valorização como importante recurso pedagógico. A metodologia utilizada se caracteriza como um ensaio teórico. Pode-se mencionar que o jogo é uma atividade livre, sendo delimitada por espaço, tempo e regras, além de ser imprevisível e fictício. Podendo ser utilizado como um recurso pedagógico na educação infantil, fase primordial de desenvolvimento do educando. Conclui-se, que o jogo enquanto recurso pedagógico pode ser considerado um meio adequado para contribuir no desenvolvimento integral do educando.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, UDESC

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC) Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UDESC)

Gelcemar Oliveira Farias, UFSC

Doutora em Educação Física (UFSC) Professora adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

VAZ DE CAMPOS PEREIRA, Marcos Paulo; OLIVEIRA FARIAS, Gelcemar. REFLEXÕES SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1342–1354, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1342-1354.id741. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/464. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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