ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622Palabras clave:
Estado da Arte, Ensino de Física, Investigação no Ensino de Física, EnCIResumen
Atualmente, existe considerável aumento de pesquisas do cunho metodológico “estado do conhecimento” ou “estado da arte”, a fim de pesquisar e divulgar como tem se dado os estudos recentes. Assim, diversos são os trabalhos que permeiam as estratégias para o aprimoramento do ensino e aprendizagem de Ciências (física, química, matemática e biologia). O presente artigo visou averiguar e descrever como tem se dado a utilização do método investigativo, no ensino de física e os temas já abordados, haja vista que se trata de um método primordial para a promoção da alfabetização científica. Mediado pela busca com três descritores, selecionando trabalhos publicados completos, dispondo de filtros na base de dados da Google Acadêmico e do SciELO, com recorte temporal dos últimos cinco anos (2013-1018). Desta forma, foram analisados 10 artigos, 02 dissertações e 01 tese que retrata o ensino investigativo. Logo, evidenciando baixo quantitativo de pesquisas que permeiam esta área do conhecimento.
Descargas
Métricas
Citas
AMBRÓZIO, Rosa Maria. Uma intervenção Educacional com Enfoque no Ensino por Investigação: Abordando as Temáticas Termodinâmica e Óptica. 2014. 88 f. Dissertação (Mestre em Ensino de Física) – Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória – ES, 2014.
ANDRADE, Marcelo Esteves de; SCARPAT JR, Alfeu; BUFFON, Luiz Otávio. O Uso de um software de simulações para a aprendizagem de circuitos elétricos simples: uma abordagem a partir do ensino por investigação. Revista do Professor de Física, vol. 2, n. 2, p.59-72, 2018.
BELLUCCO, Alex. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Uma proposta de sequência de ensino investigativo sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 1, p. 30-59, 2014.
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal. Porto: Editora, 1994. 333 p.
BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação e Ciências, v. 18(1), p. 123-146, 2016.
CARDOSO, Milena Jansen Cutrim. Identificação e descrição de elementos de ensino de ciências por investigação em aulas de professores em formação inicial. 2017. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ciências – Área de Concentração em Biologia) Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociência, São Paulo, 2017.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; SCARPA, Daniela Lopes; SASSERON, Lúcia Helena; SEDANO, Luciana; SILVA, Maíra Batistoni e; CAPECCHI, Maria Candida Varone de Moraes; ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos; BRICCIA, Viviane. Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 164 p.
CLEMENT, Luiz. Autodeterminação e ensino por investigação: Construindo elementos para promoção da autonomia em aulas de física. 2013. 334 f. Tese. (Doutor em Educação Cientifica e Tecnológica). - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC, 2013.
FEITOSA, Cristiane Maria de Oliveira; MENEZES, Paulo Henrique Dias. A eletricidade e seus riscos: uma perspectiva reflexiva para o ensino de física. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X ENPEC, 2015, Água de Lindóia – SP. Ensino e aprendizagem de conceitos científicos, 2015. 01-08 p.
FERRAZ, Arthur Tadeu; SASSERON, Lúcia Helena. Dualidade Argumentativa: Os produtos da argumentação em aulas investigativas. In: ATAS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP, 2013. 01-08 p.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, 79, 257-272, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf > Acessado dia 19 de dezembro de 2018.
FRAIHA, Simone; PASCHOAL JR. Waldomiro; PEREZ, Silvana; TABOSA, Clara. E. S.; ALVES, João Paulo da Silva; SILVA, Charles Rocha. Atividades investigativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: um relato de experiência no curso de Física da Universidade Federal do Pará. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, n. 4, e 4401- 4407, 2018.
GOYA, Alcides; LABURÚ, Carlos Eduardo. Uma estratégia de investigação multimodal para física. In: ATAS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP, 2013. 01-08 p.
MELLO, Luiz Arthur Rodrigues de. Proposta de atividades de ensino por investigação em laboratório de indução eletromagnética. 2018. 116 f. Dissertação (Mestre em Ensino de Física) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG, 2018.
OLIVEIRA, Maria do Socôrro Dias de Oliveira; MOLINA, Gonzalo Peña; FIREMAN, Elton Casado. Contribuições das sequências de ensino por investigação para a alfabetização científica no estágio em ensino de física. Ensino de Ciências, v.13, n.4, p. 266-296, 2018.
OLIVEIRA, Marcel da Silva Lessa de; NASCIMENTO, Viviane Briccia do. Ensino de ciências por investigação: uma sequência didática para o ensino de eletromagnetismo. In: ATAS DO IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP, 2013. 01-08 p.
SANTOS, Paulo Borges Viríssimo dos; GONÇALVES, Carolina Jürgensen; PIASSI, Luis Paulo de Carvalho. Experimentos de astronomia com materiais de baixo custo: Ensino por investigação em espaços não formais através do projeto banca da ciência. In: 5º ENCONTRO DE DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA E CULTURA - Revista do Edicc, v. 5, n. 1, p.221-229, 2018.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: Relações Entre Ciências da Natureza e Escola. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.17 n. especial, p. 49-67, 2015.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. – São Paulo: Cortez, 2007. 320p.
SOLINO, Ana Paula; GEHLEN, Simoni Tormölhen. O papel da problematização freireana em aulas de ciências/física: articulações entre a abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação. Ciênc. Educ.,v. 21, n. 4, p. 911-930, 2015.
ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. 248p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.