A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514

Palabras clave:

Revista Pedagógica, Ensino de Matemática, Formação de professores

Resumen

Este artigo destaca a Pesquisa de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá em Ampla Associação com o Instituto Federal de Mato Grosso, que faz um estudo sobre os conteúdos de Matemática publicados nas edições da Revista Educação em Mato Grosso que circulou entre 1978 a 1986 como instrumento de comunicação direta entre a Secretaria Estadual de Educação e as escolas públicas estaduais de ensino. Objetiva compreender o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas primárias mato-grossenses por meio das matérias divulgadas na Revista com caráter eminentemente pedagógico. A abordagem metodológica centra-se na perspectiva histórico cultural, fundamentando-se nos autores: Bastos (2002, 2007), Biccas (2008), Catani (1996), Chartier (1990), Chervel (1990), Costa (2018), De Certeau (1982), Julia (2001), Rodrigues; Silva (2018), Santos (2017), Silva (2016). Os temas abordados pelo impresso são diversificados, contempla a legislação e sugestões para o trabalho docente, orienta como e quando desenvolver os conteúdos matemáticos, tornando-se veículo de formação dos professores.

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Biografía del autor/a

Juliana Stascovian, UNIC

Mestra em Ensino (UNIC) Professora na Rede Estadual de Educação (SEDUC-MT)

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, PUCPR

Doutora em Educação (PUCPR) Professora na Universidade de Cuiabá (UNIC)

Citas

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

STASCOVIAN, Juliana; MARQUES VASCONCELOS DE ALMEIDA, Laura Isabel. A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 452–464, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/513. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.