EXPLORANDO UM MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p461-476.id188

Palabras clave:

Museu, Alfabetização científica, Mediação, Construtivista

Resumen

Neste artigo, apresentamos uma experiência sobre a utilização de espaços não formais para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem de conteúdos curriculares que podem envolver diversas áreas do conhecimento, como a química e a biologia. Desse modo, destacamos um museu de pré-história como um potencial espaço não formal para o desenvolvimento dessas atividades. Utilizando pressupostos da pesquisa qualitativa e como recurso metodológico a aula de campo, realizamos observações e proposições sobre possíveis abordagens de temas relacionados ao ensino e aprendizagem de conceitos científicos, tendo como objetivo indicar aos professores meios alternativos ao processo tradicional de ensino que fragmenta o conhecimento. Como um espaço não formal para o ensino, o museu apresenta elementos que podem contribuir para a aprendizagem, uma vez que oferece formas de contextualizar o conhecimento das diferentes áreas, demonstrando ser um ambiente que propicia trabalhar assuntos relacionados com as Ciências da Natureza e, também, a conceitos étnicos, históricos, geográficos, linguísticos e políticos. Além disso, esse espaço se caracteriza como um local capaz de romper as barreiras da sala de aula, permitindo a interação do indivíduo com os artefatos expostos, contextualizando questões locais e contribuindo para a apropriação do conhecimento científico de maneira construtivista.

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Biografía del autor/a

Edimarcio Francisco da Rocha, UFMT

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT).

Eduardo Ribeiro Mueller, UFMT

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT)

Edslei Rodrigues de Almeida, IFRO

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (REAMEC/UFMT). Professor no Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Citas

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Publicado

2018-12-26

Cómo citar

FRANCISCO DA ROCHA, Edimarcio; RIBEIRO MUELLER, Eduardo; RODRIGUES DE ALMEIDA, Edslei. EXPLORANDO UM MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 461–476, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p461-476.id188. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/573. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.