PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC

Autores/as

  • Thatiane Reis Fernandes IFMT
  • Ana Claudia Tasinaffo Alves UFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125

Palabras clave:

Pós-graduação, Lato Sensu, Ensino de Ciências, Formação Continuada

Resumen

O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza básica do tipo levantamento. Caracteriza-se como quali-quantitativa, pois objetivou levantar dados numéricos acerca do número de vagas e da oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências no Brasil e seus resultados são analisados e interpretados. O levantamento foi realizado utilizando-se da planilha de tramitação eletrônica no portal do MEC (e-MEC) onde constam informações de cursos de graduação e especialização cuja responsabilidade das informações são das instituições mantenedoras. Os resultados mostraram que a distribuição de cursos e vagas é maior para as regiões Sul e Sudeste, e as regiões Norte não possui cursos cadastrados no referido portal, o que evidencia a desigualdade na oferta de cursos e mostra que o país precisa investir em formação continuada de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Thatiane Reis Fernandes, IFMT

Especialista em Ensino de Ciências (IFMT) Professora da Educação Básica de MT

Ana Claudia Tasinaffo Alves, UFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Citas

BONZANINI, T. K.; BASTOS, F. Formação de continuada de professores de ciências: algumas reflexões. Atas do VII ENPEC, 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/644.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2017.

BRASIL. Planilhas do e-MEC. MEC. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br>. Acesso em 12 jul. 2016.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. MEC. Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em 12 dez. 2016

BRASIL. Qual a diferença entre pós-graduação lato-sensu e stricto sensu? MEC. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13072:qual-a-diferenca-entre-pos-graduacao-lato-sensu-e-stricto-sensu>. Acesso em: 12 dez. 2016.

BRASIL. RESOLUÇÃO N° 1, DE 8 DE JUNHO DE 2007. MEC/CNE, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf> Acesso em: 12 de dez. de 2016.

CAMERINI, N. C; SCHEISSL, M. O. Formação continuada de professores: reflexões sobre processos formativos. In: BITTENCOURT, R. L; CAMERINI, N. C.(Organizadores). Perspectivas atuais na formação de professores. Diponível em: <http://www.giseldacosta.com/wordpress/wp-content/uploads/2016/08/Perspectivas-atuais-na-Forma%C3%A7%C3%A3o-Docente.pdf>. Acesso em: 09 nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.35417/978-85-92921-02-6

FERES, G.G. A pós-graduação em ensino de ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu. 2010. Tese (Doutorado). Programa de pós-graduação em educação para a ciência. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências, Bauru.

GERHARDT, T. E; SOUZA A, C. Aspectos teóricos e conceituais. In: GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. (Organizadores). Métodos de pesquisa; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa- 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade o caso do ensino das ciências. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100010

MOITA, F. M. G. S. C.; CANUTO, E. C. A; Silva, A. Formação Continuada de Professores de Ciências: uma reflexão sobre os possíveis impactos nos indicadores do IDEB. Atas do VII ENPC. Disponível em: . Acesso em: 20 de mar de 2017.

NARDI, R. Área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. 2005. Tese (Livre-docência) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru.

NETO, N. L. Desafios da Educação Superior Brasileira para a Próxima Década. In: SPELLER, P; ROBL; MENEGHEL S. M.(Organizadores) Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década– Brasília : UNESCO, CNE, MEC, 2012.

Publicado

2018-06-26

Cómo citar

REIS FERNANDES, Thatiane; TASINAFFO ALVES, Ana Claudia. PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DE CURSOS E VAGAS POR MEIO DO PORTAL E-MEC. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 1, p. 180–195, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p180-195.id125. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/608. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.