REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE DOUTORES PARA O TRABALHO EM REDE

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p219-235.id107

Palabras clave:

Pós-Graduação, REAMEC, Produção Científica, Amazônia Legal

Resumen

Este trabalho investigou os impactos da produção científica e inserção em Programas de Pós-graduação stricto sensu na Amazônia Legal, pelos egressos do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Para tanto, realizamos um levantamento dos currículos de vinte e nove egressos da primeira turma, mediante plataforma Lattes, constituindo-se em um trabalho descritivo e exploratório de abordagem quantitativa. O estudo mostrou que houve um aumento significativo na produção, sobretudo, em capítulos de livros e publicação em periódicos com Qualis/Capes em comparação com o período anterior à entrada no Programa. E, até fevereiro de 2017, período de coleta das informações nos currículos, sete egressos já estavam credenciados e atuando em programas de pós-graduação. Isso demonstra que o Programa vem se consolidando na região Amazônica, com perspectivas de crescimento em pesquisas, e aumento na quantidade de Programas de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Claudia Tasinaffo Alves , UFMTG

Mestra em Ciências de Materiais, Professora do Instituto Federal de Mato Grosso, Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

Irene Cristina de Mello , UFMT

Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso

Citas

ALVES, A. C. T., CARVALHO, M. T. S., PALMA, R. C. D. Formação de professores de Ciências Naturais na Amazônia Legal: um panorama da oferta de cursos de licenciatura. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, 23, 2015, Cuiabá. Anais... Cuiabá: UFMT, 2015. p. 4266-4278 .

ALVES, A. C. T, MELLO, I.C. A Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: oferta de programas por regiões brasileiras. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, 25, 2017, Cuiabá. Anais... Cuiabá: UFMT, 2017. p. 3859-3874.

GATTI, B. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf>. Acesso em: 29 maio 2017.

MATOS, M. C. G., GONÇALVES, T. V. O. Egressos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal: novos papeis assumidos. In: NARDI, R. GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: Memórias, Programas e Consolidação da Pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

REAMEC. Projeto do Programa de Doutorado Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, 2008.

REAMEC. Edital 1. Cuiabá, 2010. Disponível em <https://www.unir.br/noticias_arquivos/3114_edital_reamec_2011.pdf>. Acesso em 14 mai 2017.

REAMEC. Processo Seletivo 2013/1 Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Cuiabá, 2012. Disponível em <http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/detalhes/368/9/Cuiaba>. Acesso em 14 mai 2017.

REAMEC. Processo Seletivo 2015/1 Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Cuiabá, 2014. Disponível em <http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/detalhes/657/9/Cuiaba>. Acesso em 14 mai 2017.

REAMEC. Processo Seletivo 2017/1 Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Cuiabá, 2016. Disponível em <http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/detalhes/979/9/Cuiaba>. Acesso em 14 mai 2017.

SAMPIERI, R. H., COLLADO, C. F., LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

Publicado

2017-12-22

Cómo citar

TASINAFFO ALVES , Ana Claudia; CRISTINA DE MELLO , Irene. REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE DOUTORES PARA O TRABALHO EM REDE. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 2, p. 319–335, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p219-235.id107. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/634. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.