REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE DOUTORES PARA O TRABALHO EM REDE

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p219-235.id107

Palabras clave:

Pós-Graduação, REAMEC, Produção Científica, Amazônia Legal

Resumen

Este trabalho investigou os impactos da produção científica e inserção em Programas de Pós-graduação stricto sensu na Amazônia Legal, pelos egressos do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Para tanto, realizamos um levantamento dos currículos de vinte e nove egressos da primeira turma, mediante plataforma Lattes, constituindo-se em um trabalho descritivo e exploratório de abordagem quantitativa. O estudo mostrou que houve um aumento significativo na produção, sobretudo, em capítulos de livros e publicação em periódicos com Qualis/Capes em comparação com o período anterior à entrada no Programa. E, até fevereiro de 2017, período de coleta das informações nos currículos, sete egressos já estavam credenciados e atuando em programas de pós-graduação. Isso demonstra que o Programa vem se consolidando na região Amazônica, com perspectivas de crescimento em pesquisas, e aumento na quantidade de Programas de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

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Biografía del autor/a

Ana Claudia Tasinaffo Alves , UFMTG

Mestra em Ciências de Materiais, Professora do Instituto Federal de Mato Grosso, Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)

Irene Cristina de Mello , UFMT

Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso

Citas

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Publicado

2017-12-22

Cómo citar

TASINAFFO ALVES , Ana Claudia; CRISTINA DE MELLO , Irene. REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE DOUTORES PARA O TRABALHO EM REDE. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 2, n.º 2, p. 319–335, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p219-235.id107. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/634. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.