REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE DOUTORES PARA O TRABALHO EM REDE
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p219-235.id107Palabras clave:
Pós-Graduação, REAMEC, Produção Científica, Amazônia LegalResumen
Este trabalho investigou os impactos da produção científica e inserção em Programas de Pós-graduação stricto sensu na Amazônia Legal, pelos egressos do Programa de Pós-Graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Para tanto, realizamos um levantamento dos currículos de vinte e nove egressos da primeira turma, mediante plataforma Lattes, constituindo-se em um trabalho descritivo e exploratório de abordagem quantitativa. O estudo mostrou que houve um aumento significativo na produção, sobretudo, em capítulos de livros e publicação em periódicos com Qualis/Capes em comparação com o período anterior à entrada no Programa. E, até fevereiro de 2017, período de coleta das informações nos currículos, sete egressos já estavam credenciados e atuando em programas de pós-graduação. Isso demonstra que o Programa vem se consolidando na região Amazônica, com perspectivas de crescimento em pesquisas, e aumento na quantidade de Programas de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, A. C. T., CARVALHO, M. T. S., PALMA, R. C. D. Formação de professores de Ciências Naturais na Amazônia Legal: um panorama da oferta de cursos de licenciatura. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, 23, 2015, Cuiabá. Anais... Cuiabá: UFMT, 2015. p. 4266-4278 .
ALVES, A. C. T, MELLO, I.C. A Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: oferta de programas por regiões brasileiras. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, 25, 2017, Cuiabá. Anais... Cuiabá: UFMT, 2017. p. 3859-3874.
GATTI, B. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a02v30n1.pdf>. Acesso em: 29 maio 2017.
MATOS, M. C. G., GONÇALVES, T. V. O. Egressos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal: novos papeis assumidos. In: NARDI, R. GONÇALVES, T. V. O. (Orgs.). A Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: Memórias, Programas e Consolidação da Pesquisa na área. São Paulo: Livraria da Física, 2014.
REAMEC. Projeto do Programa de Doutorado Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá, 2008.
REAMEC. Edital 1. Cuiabá, 2010. Disponível em <https://www.unir.br/noticias_arquivos/3114_edital_reamec_2011.pdf>. Acesso em 14 mai 2017.
REAMEC. Processo Seletivo 2013/1 Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Cuiabá, 2012. Disponível em <http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/detalhes/368/9/Cuiaba>. Acesso em 14 mai 2017.
REAMEC. Processo Seletivo 2015/1 Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Cuiabá, 2014. Disponível em <http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/detalhes/657/9/Cuiaba>. Acesso em 14 mai 2017.
REAMEC. Processo Seletivo 2017/1 Doutorado em Educação em Ciências e Matemática/REAMEC. Cuiabá, 2016. Disponível em <http://www.ufmt.br/ufmt/site/editais/detalhes/979/9/Cuiaba>. Acesso em 14 mai 2017.
SAMPIERI, R. H., COLLADO, C. F., LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.