GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FUNÇÕES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.23003.id1654

Palavras-chave:

Games, Ensino Médio, Funções Polinomiais, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo apresenta a descrição de uma ação de gamificação proposta e analisada em uma pesquisa que teve como objetivo analisar uma proposta de integração de tecnologias digitais ao currículo de Matemática a partir da Gamificação. Essa proposta foi dividida em duas ações gamificadas vivenciadas na disciplina de Matemática, durante um semestre letivo, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do Mato Grosso do Sul. A primeira ação gamificada se constituiu para o estudo de funções do 1º grau e na segunda ação gamificada utilizou-se uma plataforma autoral denominada “A Ilha do Esquecimento” para o estudo de funções quadráticas. A análise dos dados da pesquisa apontou que a proposta de gamificação contribuiu para a integração de tecnologias digitais às aulas de Matemática, que ocorreram em período pandêmico, no primeiro semestre de 2021.

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Biografia do Autor

Janini Gomes Caldas Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Educação Matemática (UFMS), Professora na rede estadual de Ensino (SED/MS)

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação (currículo) (PUC-SP). Professora associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGDUMAT).

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

RODRIGUES, Janini Gomes Caldas; SCHERER, Suely. GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FUNÇÕES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23003, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.23003.id1654. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/148. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias