GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE FUNÇÕES
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.n1.23003.id1654Palavras-chave:
Games, Ensino Médio, Funções Polinomiais, Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo apresenta a descrição de uma ação de gamificação proposta e analisada em uma pesquisa que teve como objetivo analisar uma proposta de integração de tecnologias digitais ao currículo de Matemática a partir da Gamificação. Essa proposta foi dividida em duas ações gamificadas vivenciadas na disciplina de Matemática, durante um semestre letivo, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do Mato Grosso do Sul. A primeira ação gamificada se constituiu para o estudo de funções do 1º grau e na segunda ação gamificada utilizou-se uma plataforma autoral denominada “A Ilha do Esquecimento” para o estudo de funções quadráticas. A análise dos dados da pesquisa apontou que a proposta de gamificação contribuiu para a integração de tecnologias digitais às aulas de Matemática, que ocorreram em período pandêmico, no primeiro semestre de 2021.
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