USO DO QUIZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOBRE MITOSE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23018.id1438

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Quiz, Recurso Didático

Resumo

O ensino de Biologia no Ensino Médio é visto pelos estudantes como complexo. No entanto, o uso de tecnologias digitais de aprendizagem, dentre elas o Quiz, podem auxiliar o professor a promover uma aprendizagem mais dinâmica e estimulante. Este trabalho teve como objetivo avaliar a aceitabilidade e eficiência do uso de um Quiz, por meio de uma plataforma, na promoção da aprendizagem sobre a temática “Mitose”. Para tanto, 60 estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Tangará da Serra responderam questionários referente ao ensino de Mitose antes e após a realização de aulas com e sem o uso do Quiz, participando também de uma entrevista. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente e os qualitativos por meio da análise de conteúdo. Como esperado, com a plataforma utilizada nas aulas, observou-se maiores notas e expressiva motivação dos alunos, aspectos estes que foram confirmados pelos relatos obtidos na pesquisa enfatizando a importância do uso do Quiz para a aprendizagem em biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Jardini Brandão, UNEMAT

Mestre em Ensino de Biologia (PROFBIO/UNEMAT) Professora da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Hilton Marcelo de Lima Souza, UFAM

Doutor em Biotecnologia (PPGBionorte/UEA/UFAM) Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO/UNEMAT)

Anderson Fernandes de Miranda, UFV

Doutor em Genética e Melhoramento (UFV) Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO/UNEMAT)

Referências

ARAÚJO, Gabriel Henrique Messias; SILVA, Amanda Souza Calixto; CARVALHO, Ludmylla Augusta Souza; SILVA, Janaína Cristina; RODIRGUES, Cynthia Waleria Melo Silva; OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira. O quiz como recurso didático no processo ensino-aprendizagem em genética. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais (...). Goiânia: SBPC, 2011. p. 1-12. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/5166.htm. Acesso em: 2 fev. 2020.

ARAUJO, Inês; CARVALHO, Ana Amélia. Gamificação no Ensino: casos bem-sucedidos. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 4, p. 246-283, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p246. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/326065547_GAMIFICACAO_NO_ENSINO_casos_bem-sucedidos. Acesso em: 25 fev. 2020.

BRAGA, Cleonice Miguez Dias Silva; FERREIRA, Louise Brandes Moura; GASTAL, Maria Luiza Araújo. O uso de modelos em uma sequência didática para o ensino dos processos da divisão celular. Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), Brasília, v. 5, n. 3, p. 3789-3802, 2010. Disponível em: http://ppgec.unb.br/wp-content/uploads/boletins/volume5/13_2010_CleoniceBraga.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

CAMPEIZ, Ana Flávia; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio; FONSECA, Luciana Mara Monti; ANDRADE, Luciane Sá; SILVA, Marta Angélica Iossi. A escola na perspectiva de adolescentes da Geração Z. Revista Eletrônica de Enfermagem, Ribeirão Preto, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/45666/25011. Acesso em: 12 mar. 2020.

COSTA, Carlos Helaidio Chaves; DANTAS FILHO, Francisco Ferreira; MOITA, Filomena Maria Gonçalves Silva Cordeiro. Marvinsketch e Kahoot como ferramentas no Ensino de Isomeria. Revista Holos, Paraíba, v. 1, n. 33, p. 31-43, 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4733/pdf. Acesso em: 1 mar. 2020.

COSTA, Cristiano Monteiro. Quiz Computacional: elaboração, aplicação e avaliação de um recurso didático tecnológico como ferramenta de ensino/aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/8034/1/Disserta%C3%A7%C3%A3oCristiano%20Monteiro.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

COSTA, Jessé Murilo. Software interativo como Ferramenta para a Otimização do Ensino de Biologia Celular. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2662/1/PG_PPGECT_M_Costa%2C%20Jessé%20Murilo_2017.pdf. Acesso em: 5 jan. 2020.

DURE, Cajú Duré; ANDRADE, Maria José Dias; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Ensino de Biologia e contextualização do conteúdo: Quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Revista Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

GIMENEZ, Marciany Cintra; DERBOCIO, Alice Maria; FREITAS, Camila Silva. Quiz Genética uma ferramenta inovadora de ensino na escola. 2014. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/464-%20QUIZ%20GEN%C3%89TICA%20UMA%20FERRAMENTA%20INOVADORA%20DE%20ENSINO%20NA%20ESCOLA..pdf. Acesso em: 25 fev. 2020.

GOSSENHEIMER, Agnes Nogueira; CARNEIRO, Mara Lucia Fernandes; CASTRO, Mauro. Estudo comparativo da metodologia ativa “gincana” nas modalidades presenciais e à distância em curso de graduação de Farmácia. Arquivos Brasileiros de Ciência e Saúde, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 234 – 240, 2015.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

LEITE, Bruno Silva. Tecnologia no Ensino de Química. 1. ed. Curitiba: Appris, 2015.

MALAFAIA. Guilherme; BARBARA, Viniciu Fagundes.; RODRIGUES, Aline Sueli Lima. Análise das concepções e opiniões de discentes sobre o ensino da Biologia. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 4, n. 2, p. 165-182, 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/94. Acesso em: 08 nov. 2018.

MATOS, M. O.; GUIMARÃES, Z. F. S. A visão de uma licenciada em ciências biológicas sobre a utilização dos recursos didáticos no ensino de ciências e biologia em duas escolas da rede pública do distrito federal. In: III Erebio Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2015, Juiz de Fora. Anais (...). Juiz de Fora: SBEnBio, 2015. p. 1-10.

MARTINES, Regis Santos; MEDEIROS, Liziany Müller; SILVA, Juliane Paprosqui Marchi; CAMILLO, Cíntia Moralles. O uso das Tics como recurso pedagógico em sala de aula. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, Encontro de pesquisadores em educação à distância, 2018, São Carlos. Anais (...). São Carlos: UFSCA, 2018. p. 1-12. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/337/672. Acesso em: 6 mar. 2020.

MORAN, Jose Manuel. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.

NASCIMENTO, Ana Carla Lima. A transposição didática dos conteúdos de Mitose e Meiose no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual do Ceará, Beberibe, 2013. Disponível em: http://www.uece.br/sate/dmdocuments/bio_bbrbe_nascimento.pdf. Acesso em: 3 mar. 2020.

OLIVEIRA, Lais Ariadne Brandt. A utilização dos jogos “cadeia alimentar quiz” e “quem come o que?”, no Ensino da Biologia aplicada na modalidade EJA na Escola Estadual Henrique Dias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia em Licenciatura da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação) – Universidade Federal de Roraima, São João da Baliza, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/PC/Desktop/a_utilizacao_dos_jogos_cadeia_alimentar_quiz_e_quem_come_o_que_no_ensino_da_biologia_aplicada_na_modalidade_eja_na_escola_estadual_henrique_dias-sao_joao_da_baliza-2015.2.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.

PEREIRA, Maurivan Barros.; MIRANDA, Anderson Fernades. O ensino de Mitose para Geração Z: uma análise entre dois métodos. Revista Prática Docente (RPD), Confresa, v. 2, n. 2, p. 255-269, 2017. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/72/37. Acesso em: 4 jan. 2020.

PRAZERES, Ilson Mendonça Soares.; OLIVEIRA, Carloney Alves. Gamificação na Educação Básica Pública – Possibilidades de aplicação. In: 9º Simpósio Internacional de Educação e comunicação SIMEDUC, 2018, Aracaju. Anais (...) Aracaju: SIMEDUC, 2018. p.1-15. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/9493. Acesso em: 15 maio 2020.

SILVA, Ezequiel Santos; LOJA, Luis Fernando Batista; PIRES, Diego Arantes Teixeira. Quiz Molecular: Aplicativo lúdico didático para o Ensino de Química Orgânica. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 172-192, 2020.

SILVA, João Miguel de Almeida; CANEDO, Rafael Vieira; ABRANTES, Thomas Alves de Souza; SANTOS, Rafael Teixeira; SOUZA, Renata Almeida; UTAGAWA, Claudia Yamada. Quiz: um Questionário Eletrônico para Autoavaliação e Aprendizagem em Genética e Biologia Molecular. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 607-614, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022010000400017&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 7 nov. 2018.

SILVA, Luciana Aparecida Siqueira; FARIA, Joana Cristina Neves Menezes. “Quiz” da membrana plasmática – construção e avaliação de material didático interativo. Centro científico conhecer, Goiânia, v. 8, n. 15, p. 2204-2218, 2012. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/enciclop/2012b/ciencias%20humanas/quiz.pdf. Acesso em: 1 fev. 2020.

SILVA, Tiago Rodrigues; RODRIGUES, Bruna; PRADO, Bruna Maria. Modelização didática como possibilidades de aprendizagem sobre divisão celular no ensino fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1376-1386, 2018. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1024. Acesso em: 2 nov. 2019.

TATSCH, Helene Mochetti; SEPEL, Lenira Maria Nunes. Baralho mitótico. Genética na escola, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 160-175, 2017. Disponível em: https://7ced070d-0e5f-43ae-9b1c-aef006b093c9.filesusr.com/ugd/b703be_76770183d43747298a605cde36d46e8b.pdf. Acesso em: 1 nov. 2018.

TOLEDO, Priscilla Bassitt Ferreira; ALBUQUERQUE, Rosa Almeida Freitas; MAGALHAES, Àvilo Roberto. O Comportamento da Geração Z e a influência nas Atitudes dos Professores. 2012. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/38516548.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.

VARGAS, Daiana; AHLERT, Edson Moacir. O Processo de Aprendizagem e Avaliação através de Quiz. 2017. Disponível em:

https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2038/1/2017DaianadeVargas.pdf. Acesso em: 2 mar. 2020.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

BRANDÃO, Juliana Jardini; SOUZA, Hilton Marcelo de Lima; MIRANDA, Anderson Fernandes de. USO DO QUIZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOBRE MITOSE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23018, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23018.id1438. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/163. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias