ENSINO, TECNOLOGIAS E PROFESSORES: RETRATO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL MATO-GROSSENSE A PARTIR DA PESQUISA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22104.id1748

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Escola, Ensino, Professores, Formação docente

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a estrutura de uma escola pública municipal, situada em Cuiabá-MT, quanto aos recursos e materiais didáticos disponíveis, com recorte nas mídias e tecnologias digitais, a fim de relacioná-los com as expectativas e o cenário imposto pela cultura digital. Ainda, o texto apresenta dados sobre o corpo docente, propondo uma análise e discussão a respeito dos professores e a relação com as tecnologias. Para isso, realizamos uma pesquisa-ação, em que os instrumentos para a coleta de dados foram questionário e entrevista em grupo. Para este artigo, serão apresentados, além de informações que constam no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, dados obtidos por meio da aplicação do questionário com 29 docentes. Conclui-se que há um cenário positivo sobre a relação das mídias e tecnologias digitais, porém a estrutura disponível nas escolas e formação docente precisam ser ampliadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, UNIC

Doutora em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UNIC)

Sidnayra Antônia Gadelha da Cruz, IFMT

Mestranda em Ensino (UNIC/IFMT) Professora da Rede Básica de Ensino (Cuiabá e Várzea Grande - MT)

Referências

AGUADED, José Ignacio. RUIZ, Rosa Garcia. Comunicación y educación: paradigmas a la integración. In: KUNSCH, Margarida; FIGARO, Roseli (Orgs). Comunicação e Educação caminhos integrados para um mundo em transformação. São Paulo: Intercom, 2017. p. 55-70.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

Inter-relações comunicação e educação no contexto do ensino básico [recurso eletrônico] organização Adilson Citelli. São Paulo: ECA-USP, 2020. 217 p. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/mecom/#Relatorio-de-Atividades. Acesso em: 01 out. 2022.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

LEMOS, André. Cultura da Mobilidade. Famecos, vol.1, n. 40, 2009. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6314

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2016.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2013.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). (2022). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação (Edição COVID-19 - Metodologia adaptada), ano 2021. Disponível em: http://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2021/professores/.

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). (2022). Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil, ano 2021. Disponível em http://cetic.br/pt/arquivos/kidsonline/2021/criancas.

RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, Textos e Tecnologias: Provocações para a sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2021.

SANTAELLA, Lúcia. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? RECET, n.1, v.2, 2010. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3852. Acesso em: 01 out. 2022.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

24.11.2022

Como Citar

FERNANDES DA FONSECA VOLTOLINI, Ana Graciela Mendes; GADELHA DA CRUZ, Sidnayra Antônia. ENSINO, TECNOLOGIAS E PROFESSORES: RETRATO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL MATO-GROSSENSE A PARTIR DA PESQUISA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22104, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22104.id1748. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/192. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)