DESAFIOS DE ACESSO AO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA - CAMPUS CACOAL
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22043.id1383Palavras-chave:
Edital, Assistência Estudantil, LeituraResumo
Programas sociais têm sido parte dos desafios enfrentados por educadores na atualidade. Este artigo tem como objetivo investigar os principais desafios enfrentados por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia do Campus Cacoal no acesso ao Programa de Assistência Estudantil da referida instituição. Trata-se de estudo de caso, conduzido com o suporte de pesquisa bibliográfico-documental, iniciados em 2021. Os dados foram obtidos mediante pesquisa no site da instituição e em obras bibliográficas. A análise tem base em Freire (2003), Freire e Macedo (2011), Santos e Nascimento (2011), Silveira (2019) e Farias (2021), dentre outros. O desenvolvimento do produto educacional ainda está em processo, de modo que se apresentam, nesse artigo, apenas as reflexões de ordem teórica e as análises documentais. Os resultados indicaram que a dificuldade de interpretação textual está na base dos desafios de acesso ao Programa de Assistência Estudantil do IFRO, e responde pela maior parte dos indeferimentos das inscrições; por outro lado, o gênero edital, ao postular neutralidade e impessoalidade, serve-se de uma linguagem muitas vezes distinta da que é usual, apresentando termos de difícil compreensão para o leitor de Ensino Médio.
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