FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e084.id1259

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Formação de professores, Mapas conceituais, Histórias em quadrinhos, GeoGebra

Resumo

A sociedade contemporânea demanda uma ressignificação no processo de ensino e aprendizagem. Com isso, o ensino mediado pelas tecnologias digitais tem despertado o interesse de vários pesquisadores. Assim, este trabalho relata uma experiência desenvolvida na formação inicial de professores de matemática que teve o intuito de estimular o uso das tecnologias digitais. A pesquisa foi realizada na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular, com dez acadêmicos da licenciatura em matemática de uma instituição pública. Foi escolhido como ambiente de mediação virtual o Facebook. Ademais, trabalhou-se com a construção de mapas conceituais, com histórias em quadrinhos e com o software GeoGebra para a elaboração de atividades de ensino. Os resultados evidenciaram que o uso de recursos tecnológicos na formação inicial de professores de matemática contribui para o desenvolvimento de atividades de ensino, as quais integram conceitos matemáticos com recursos tecnológicos, de modo a despertar a criatividade, estimular o interesse dos estudantes e desenvolver o conhecimento matemático.

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Biografia do Autor

Patrícia Zanon Peripolli, UFN

Doutoranda em Ensino de Ciência e Matemática (UFN) Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Franciscana (PPGECIMAT/UFN)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

ZANON PERIPOLLI, Patrícia. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e084, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e084.id1259. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/296. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias