ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173

Palavras-chave:

Polígono, Formação Conceitual, Conceitos Geométricos, Formação Inicial

Resumo

O objetivo do artigo foi investigar o conhecimento sobre o conceito e o ensino de polígono. Participaram do estudo dois estudantes do quarto ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior do estado do Paraná. Após serem selecionados a partir de um teste conceitual, participaram de uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que a estudante do curso noturno possuía pouco conhecimento sobre o conceito de polígono em termo de seus atributos definidores. Possuía, sobretudo, pouco conhecimento para exercer um ensino organizado, pois possivelmente realizaria o modo tradicional aprendido na escola. Por outro lado, os resultados mostraram que a estudante do curso integral apresentou conhecimento adequado sobre os aspectos envolvendo os atributos definidores e irrelevantes e sobre os exemplos e não exemplos de polígono. Apresentou, sobretudo, conhecimento sobre o ensino de polígono que valorizou esses aspectos no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovana Rodrigues Castilho , UEM

Licencianda em Matemática (UEM)

Marcelo Carlos de Proença , UEM

Doutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

BARBOSA, J. L. M. Geometria Euclidiana Plana. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática – SBEM, IMPA, 1985.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Secretaria de ensino fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: SEF/MEC, 1998.

BRITO-NASCIMENTO, A. A. S. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos do curso de licenciatura em matemática em resolução de problemas geométricos. 2008. 202 f. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

FONSECA, M. C. F. R., et al. O Ensino de Geometria na Escola Fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

KETELE, J. M.; ROEGIERS, X. Metodologia da recolha de dados. Coleção Epistemologia e Sociedade. Trad. Carlos Aboim de Brito. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.

KLAUSMEIER, H. J.; GOODWIN, W. Manual de Psicologia Educacional: aprendizagem e capacidades humanas. (Tradução de Abreu, M. C. T. A.). São Paulo: Harper & Row, 1977.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PIROLA, N. A. Solução de problemas geométricos: dificuldades e perspectivas. 2000. 245p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

POZO, J. I. A aprendizagem e o ensino de fatos e conceitos. In: COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000, p.17-71.

PROENÇA, M. C.; PIROLA, N. A. Um estudo sobre o desempenho e as dificuldades apresentadas por alunos do ensino médio na identificação de atributos definidores de polígonos. Zetetiké, Bauru, v, 17, n.31, p. 11-45, 2009.

QUARTIERI, M.; REHFELDT, M. J. H. Investigando conceitos no ensino de geometria. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9, 2007, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: SBEM-MG, 2007.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

RODRIGUES CASTILHO , Giovana; CARLOS DE PROENÇA , Marcelo. ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 32–49, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/598. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias