EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23021.id1721

Palavras-chave:

Biodiversidade, Ensino por investigação, Evolução biológica, Mutação, Seleção natural

Resumo

Para o professor, ser aquele que compartilha o conhecimento e favorece o aprender a aprender, é estar em contínuo aprendizado. Assim, buscamos ferramentas que proporcionem uma sala de aula “viva”. Ademais, cientes dos desafios inerentes ao ensino-aprendizagem da evolução biológica nos diferentes níveis da educação, buscamos evidenciar as inter-relações entre as diversas atividades que permeiam uma sequência didática e a aprendizagem de conceitos. Trabalhamos a construção conceitual de mutação, biodiversidade e seleção natural, que são preâmbulos necessários para a compreensão da evolução biológica, com uma sequência didática para estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental II, com o intuito de privilegiar a participação ativa na aprendizagem, além de estimular o interesse do estudante, passo importante para a construção do conhecimento e formação integral. Os resultados da pesquisa mostraram o quão complexo é ensinar/aprender os conceitos de evolução biológica para alunos do Ensino Fundamental II, mas podemos afirmar que eventos educativos motivadores enriquecem o fazer pedagógico, podem propiciar melhor assimilação dos conceitos e devem ser utilizados com maior frequência em nossas aulas.

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Biografia do Autor

Sônia Regina Garcia, UFMT

Especialista em Ciências (UFMT) Professora da Educação Fundamental

Sandra Satiko Matsuda, USP

Doutorado em Ciências (USP)

Carlos Rinaldi, UFMT

Doutorado em Educação (UFMT) Professor no Instituto Física (UFMT) Docente do Programa de pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (IF/UFMT)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

GARCIA, Sônia Regina; MATSUDA, Sandra Satiko; RINALDI, Carlos. EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23021, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23021.id1721. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/166. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias