O REINO FUNGI NO ENSINO REMOTO: ANÁLISE DE UMA AULA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23033.id1662

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ensino de Ciências, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho descreve e analisa uma prática educativa ministrada durante o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia do Coronavírus. Trata-se de uma videoaula construída coletivamente por professores em formação do programa de Residência Pedagógica, em que o tema “Reino Fungi” foi apresentado em uma sequência didática cujo eixo central é a evolução dos seres vivos. Com a suspensão das aulas presenciais, práticas educativas contextualizadas e descontraídas podem aproximar estudantes com o conteúdo trabalhado, processo fundamental para considerarmos uma formação crítica e emancipatória. Para compreender as potencialidades da prática descrita neste trabalho, foi feita uma avaliação entre professores em formação através de um formulário online.  As avaliações foram ponderadas através da análise do discurso a fim de compreender as falas, considerando as especificidades de cada locutor. Conclui-se que embora algumas questões possam ser aprimoradas, como a carência de elementos visuais, a prática foi suficiente para elucidar o conteúdo.

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Biografia do Autor

Mariana Alves Ribeiro, UNIFEI

Mestranda em Educação em Ciências (PPGEC/UNIFEI)

Ricardo Campos Queixas, UFLA

Mestre em Educação Científica e Ambiental (UFLA)

Marina Battistetti Festozo, UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru) Professora no curso de Ciências Biológicas (UFLA) Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental (PPGECA/UFLA)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

RIBEIRO, M. A.; QUEIXAS, R. C.; FESTOZO, M. B. O REINO FUNGI NO ENSINO REMOTO: ANÁLISE DE UMA AULA CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 8, p. e23033, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23033.id1662. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/177. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias