SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM FOCO CTS/CTSA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.22063.id1540Palavras-chave:
Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino FundamentalResumo
Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, que foi desenvolvida no contexto de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da aplicação de uma sequência didática, abordando conteúdos de ciências, que contribua para a iniciação da alfabetização científica dos alunos participantes. Partiu-se do pressuposto de que as orientações epistemológicas do enfoque CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), contribuem para a alfabetização científica dos alunos dos Anos Iniciais, como também, propiciam às atividades maior contextualização e significado. A temática “A Ciência no meu cotidiano”, foi elaborada em uma sequência didática baseada no Ensino por Investigação e nos três momentos pedagógicos. Os dados foram coletados por meio de observação, fotografias, registros escritos e pós-teste. Os principais resultados indicam que as atividades da sequência didática contribuíram para o avanço progressivo dos conhecimentos dos alunos, em relação à área de ciências e iniciação à alfabetização científica, e contribuíram, também, para tornar a aprendizagem mais contextualizada e interdisciplinar.
Downloads
Métricas
Referências
AILKENEAD, Glein. S. Educação científica para todos. 1ª. ed. Mangualde - PT: Edições pedagogo. 2009.
ANGOTTI, Jose André Perez; AUTH, Milton Antonio. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência e Educação, v. 7, n. 1, p.15- 27, 2001. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100002
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF.
BRITO, Vilma de Oliveira; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Nuances dos saberes científicos e pedagógicos de conteúdo expressos por professores de ciências naturais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v.7, n. 2, e22046, 2022. http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22046.id1475 DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22046.id1475
CACHAPUZ, Antônio; GIL-PEREZ, Daniel; PESSOA DE CARVALHO, Anna Maria; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
DELIZOICOV, Demetrio. Concepção problematizadora para o ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné-Bissau. 1982. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982. Disponível em: https://repositorio.usp.br/single.php?_id=000711091&locale=en_US. Acesso em: 01 set. 2022.
DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Martha Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
ESPIRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação (SEDU). Ensino fundamental: anos iniciais / Secretaria da Educação (Currículo Básico Escola Estadual). Vitória, 2009. 202 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GUIMARÃES, Yara. A. F.; GIORDAN, Marcelo. Elementos para validação de seqüências didáticas. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0703/impressos/plc0703_aula16_elementos_validacaoSD.pdf. Acesso em: 22 jul 2022.
GUIMARÃES, Yara. A. F.; GIORDAN, Marcelo. Instrumento para construção e validação de seqüências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011. Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0875-2.pdf. Acesso em: 22 jul 2022.
LORENZETTI, Leonir.; DELIZOICOV, Demetrio. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p 45-61, 2001. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104
MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro, CARMO, Mirian. P; SURAT, Rita. C; SUART, Erivando. L da Silva; SOUZA, Fabio L.; SANTOS, João. B.; AKAHOSHI, Luciene Hiromi. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.
RESSETI, Rolan Roney. O Ensino de Química através de Temas Geradores Ambientais, 2008. Disponível em: http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/portals/pde/arquivos/70-4. pdf. Acesso em: 18 jul 2018.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. CTS e educação científica: desafios,
tendência e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2011.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; Mortimer, Eduardo Fleury. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio – pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p.133-162, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL/abstract/?lang=pt . Acesso em: 15 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4ª ed. Porto Alegre: UNIJUI, 2010.
ZABALA, Antônio. A prática educativa: como ensinar. 1ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.