SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM FOCO CTS/CTSA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.22063.id1540

Palavras-chave:

Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado profissional, que foi desenvolvida no contexto de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da aplicação de uma sequência didática, abordando conteúdos de ciências, que contribua para a iniciação da alfabetização científica dos alunos participantes. Partiu-se do pressuposto de que as orientações epistemológicas do enfoque CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), contribuem para a alfabetização científica dos alunos dos Anos Iniciais, como também, propiciam às atividades maior contextualização e significado. A temática “A Ciência no meu cotidiano”, foi elaborada em uma sequência didática baseada no Ensino por Investigação e nos três momentos pedagógicos. Os dados foram coletados por meio de observação, fotografias, registros escritos e pós-teste. Os principais resultados indicam que as atividades da sequência didática contribuíram para o avanço progressivo dos conhecimentos dos alunos, em relação à área de ciências e iniciação à alfabetização científica, e contribuíram, também, para tornar a aprendizagem mais contextualizada e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosieli Geraldina Merotto Foletto, IFES

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/IFES) Diretora Escolar na Prefeitura Municipal de Aracruz (ES).

Bárbara Fabris Barcellos, IFES

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/IFES) Professora da rede Municipal da Serra e da Faculdade Multivix

Sannya Maria Britto Côgo, IFES

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT/IFES) Professora da rede Municipal de Vila Velha e do SESI

Referências

AILKENEAD, Glein. S. Educação científica para todos. 1ª. ed. Mangualde - PT: Edições pedagogo. 2009.

ANGOTTI, Jose André Perez; AUTH, Milton Antonio. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência e Educação, v. 7, n. 1, p.15- 27, 2001. https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100002

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF.

BRITO, Vilma de Oliveira; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno. Nuances dos saberes científicos e pedagógicos de conteúdo expressos por professores de ciências naturais do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v.7, n. 2, e22046, 2022. http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22046.id1475 DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22046.id1475

CACHAPUZ, Antônio; GIL-PEREZ, Daniel; PESSOA DE CARVALHO, Anna Maria; PRAIA, João; VILCHES, Amparo. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

DELIZOICOV, Demetrio. Concepção problematizadora para o ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné-Bissau. 1982. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982. Disponível em: https://repositorio.usp.br/single.php?_id=000711091&locale=en_US. Acesso em: 01 set. 2022.

DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Martha Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ESPIRITO SANTO (Estado). Secretaria da Educação (SEDU). Ensino fundamental: anos iniciais / Secretaria da Educação (Currículo Básico Escola Estadual). Vitória, 2009. 202 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GUIMARÃES, Yara. A. F.; GIORDAN, Marcelo. Elementos para validação de seqüências didáticas. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: https://midia.atp.usp.br/plc/plc0703/impressos/plc0703_aula16_elementos_validacaoSD.pdf. Acesso em: 22 jul 2022.

GUIMARÃES, Yara. A. F.; GIORDAN, Marcelo. Instrumento para construção e validação de seqüências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2011. Águas de Lindóia. Anais. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0875-2.pdf. Acesso em: 22 jul 2022.

LORENZETTI, Leonir.; DELIZOICOV, Demetrio. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p 45-61, 2001. https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030104

MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro, CARMO, Mirian. P; SURAT, Rita. C; SUART, Erivando. L da Silva; SOUZA, Fabio L.; SANTOS, João. B.; AKAHOSHI, Luciene Hiromi. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.

RESSETI, Rolan Roney. O Ensino de Química através de Temas Geradores Ambientais, 2008. Disponível em: http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/portals/pde/arquivos/70-4. pdf. Acesso em: 18 jul 2018.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. CTS e educação científica: desafios,

tendência e resultados de pesquisas. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2011.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; Mortimer, Eduardo Fleury. Uma Análise de Pressupostos Teóricos da Abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no Contexto da Educação Brasileira. Ensaio – pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p.133-162, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/QtH9SrxpZwXMwbpfpp5jqRL/abstract/?lang=pt . Acesso em: 15 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4ª ed. Porto Alegre: UNIJUI, 2010.

ZABALA, Antônio. A prática educativa: como ensinar. 1ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

MEROTTO FOLETTO, Rosieli Geraldina; FABRIS BARCELLOS, Bárbara; BRITTO CÔGO, Sannya Maria. SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM FOCO CTS/CTSA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22063, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.22063.id1540. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/202. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias