O USO DO SOFTWARE PACKET TRACER NA POTENCIAÇÃO DO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22069.id1571

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Software, Capacitação Organizacional, Tecnologias

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever os resultados da exploração de atividades práticas, realizadas em um espaço não formal, com um grupo de seis profissionais da área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O estudo, que é parte da pesquisa de mestrado do primeiro autor, foi desenvolvido em uma empresa de bebidas, com o intuito de explorar a potencialidade do software Packet Tracer. A pesquisa é do tipo qualitativa, com aproximações de estudo do caso. Os profissionais foram investigados quanto aos seus conhecimentos prévios, receberam informações para sanar lacunas acerca da temática e, por fim, foram desafiados a construir e a simular uma rede de computadores. Os resultados apontam que o software potencializou a exploração e a demonstração de conceitos teóricos de Redes de Computadores, permitiu aplicar atividades práticas e desafios reais para a capacitação de profissionais numa organização, bem como mostrou avanços e evoluções obtidos com o uso do software.

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Biografia do Autor

Rodrigo Petter

Mestrado em Ensino de Ciências Exatas Coordenador de Operações de Tecnologia da Informação

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, UNIVATES

Doutora em Informática na Educação Professora da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) Docente do curso de Mestrado e de Doutorado em Ensino de Ciências Exatas

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

PETTER, Rodrigo; HEPP REHFELDT, Márcia Jussara. O USO DO SOFTWARE PACKET TRACER NA POTENCIAÇÃO DO ENSINO DE REDES DE COMPUTADORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22069, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22069.id1571. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/208. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias