O GÊNERO INFOGRÁFICO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA, E MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22080.id1685

Palavras-chave:

Ensino, Gênero text, Multiletramento, Sequência Didática

Resumo

A tecnologia faz parte da vida de muitas pessoas e com ela, novas formas de linguagens se apresentam e trazem ao ambiente virtual diferentes modos de comunicação e uso da língua. Dessa forma, faz-se importante integrar práticas de leitura e escrita com o uso de diversas semioses ao currículo escolar. Nesse viés, este estudo objetivou analisar como o gênero infográfico favorece o desenvolvimento de habilidades leitoras e o multiletramento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, desenvolvida por meio de uma Sequência Didática, no período de julho a agosto de 2022, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica “Getúlio Dornelles Vargas”, município de Primavera do Leste-MT. Por fim, os resultados demonstram que o trabalho com o gênero infográfico contribuiu de forma significativa para compreensão, interpretação e produção de textos multimodais, com um olhar crítico sobre muitos temas.

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Biografia do Autor

Fabiane Alves da Silva, IFMT

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC) Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Epaminondas de Matos Magalhães, IFMT

Doutor em Letras – Teoria da Literatura (PUC/RS) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/IFMT) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL/UNEMAT)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

SILVA, Fabiane Alves da; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. O GÊNERO INFOGRÁFICO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA, E MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22080, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22080.id1685. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/219. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias

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