A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR: ENTRE A LEGISLAÇÃO E AS PERCEPÇÕES DOCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22048.id1437

Palavras-chave:

Formação docente, Legislação educacional, Conhecimento pedagógico

Resumo

Este artigo insere-se na área de formação de professores e tem como objetivo geral discutir a importância da formação pedagógica na formação do professor e como a legislação brasileira prevê a obrigatoriedade dessa formação. Foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa com dados de professores que atuam em diferentes etapas educacionais coletados a partir de um questionário estruturado. O tratamento realizado nas respostas objetivas foi uma análise descritiva seguida de uma análise de agrupamento. Para as respostas dissertativas utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os professores compreendem a importância da formação pedagógica na prática docente porém, percebeu-se que o grau de importância à formação pedagógica é decrescente a medida em que o docente atua nos níveis educacionais mais elevados, como na graduação e pós-graduação, à medida que a legislação educacional atual não exige tal formação para o exercício da profissão docente na educação superior. Considerou-se necessária a ampliação de políticas públicas que contribuam para as reflexões teórico-metodológicas sobre a formação pedagógica de docentes.

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Biografia do Autor

Pollyane Vieira da Silva, IFMT

Doutora em Estatística e Experimentação Agronômica (ESALQ/USP) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Taciana Villela Savian, UFLA

Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA) Professora na Universidade de São Paulo (USP) Docente no Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agronômica (ESALQ/USP)

Rosebelly Nunes Marques, UNESP

Doutora em Educação Escolar (UNESP) Professora na Universidade de São Paulo (USP) Docente no Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (Interunidades) do CENA/USP e no Programa de Pós-graduação em Química da UFSCar

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

VIEIRA DA SILVA, Pollyane; VILLELA SAVIAN, Taciana; NUNES MARQUES, Rosebelly. A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR: ENTRE A LEGISLAÇÃO E AS PERCEPÇÕES DOCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22048, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22048.id1437. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/235. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias