EXPERIMENTAÇÃO COM TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES E LIMITES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22053.id1487

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Experimentação com tecnologias, AVA

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir fatores que potencializam ou dificultam a elaboração de propostas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), em um curso de Licenciatura em Informática Educacional. A fundamentação teórica está ancorada em estudos sobre ambientes tecnológicos, tecnologias educacionais e formação docente. A metodologia de investigação envolveu a participação de 26 discentes matriculados em um componente curricular do curso e integrou um planejamento e o desenvolvimento de um conjunto de atividades de configuração de um AVA. As técnicas utilizadas, para a organização e tratamento dos dados e informações obtidas, foram a observação participante, atividades exploratórias e questionários de avaliação. Apesar das dificuldades operacionais apresentadas pelos licenciandos, a experimentação se mostrou uma alternativa viável para integrar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e o Ensino a Distância (EaD), na formação inicial do professor de informática educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manoel Bruno Campelo da Silva, UFOPA

Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UFOPA) Assistente em Administração (UFOPA)

José Ricardo e Sousa Mafra, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Professor Associado (UFOPA) Docente nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA), Doutorado em Educação (EDUCANorte/UFPA) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA).

Referências

ALARCON, Dafne Fonseca; SPANHO, Fernando José. O fluxo de conhecimento na produção de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 16, 2017. DOI: https://doi.org/10.17143/rbaad.v16i0.282

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

CARBONERA, Silvana Maria et al. O uso consciente da tecnologia como elemento essencial para uma inclusão sociodigital efetiva. In: Anais do I Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade. SBC, 2020. p. 37-48. DOI: https://doi.org/10.5753/wics.2020.11035

FERREIRA, Ana Cristina. Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de matemática: uma experiencia de trabalho colaborativo. 2003. 368 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/CAMP_c32c1285dcaf5e20f4116aa8d0308b6c. Acesso em: 27 ago. 2020.

FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.

FRANCO, Lucia Regina Horta Rodrigues; BRAGA, Dilma Bustamante; RODRIGUES, Alessandra. EaD Virtual – Entre a teoria e a prática. Ed. Premier; UNIFEI. 2010.

FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Trad. de Regina Garcez. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

GONÇALVES, Fábio Peres; MARQUES, Carlos Alberto. A Problematização das Atividades Experimentais na Educação Superior em Química: uma Pesquisa com Produções Textuais Docentes. Quim. Nova, Vol. 34, No. 5, 899-904, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/qn/v34n5/30.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000500030

GORGULHO JÚNIOR, José Hamilton Chaves. O Designer Instrucional e a equipe multidisciplinar. Ed. Storbem; Núcleo de Educação à distância (NEAD) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). 2012.

GUAREZI, Rita de Cássia Menegaz.; MATOS, Márcia Maria de. Educação a distância sem segredos. Curitiba: InterSaberes, 2012.

JOHNSON, Robert Burke.; ONWUEGBUZIE, Anthony John; TURNER, Lisa Anne. Toward a definition of mixed method research. Journal of Mixed Methods Research, v.1, n.2, p. 112-133, 2007. Disponível em: https://shortest.link/eyU. Acesso em: 08 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/1558689806298224

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIMA, Jorge Ávila de. As culturas colaborativas nas escolas: estruturas, processos e conteúdos. Porto: Porto Editora, 2002.

MAFRA, José Ricardo e Souza. A pesquisa sobre mídias e tecnologias em educação na Amazônia: um panorama de estudos atuais e perspectivas futuras. Revista Exitus, Santarém – PA, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1223. Acesso em: 20 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1223

MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a Educação a Distância hoje. São Paulo: Pearson, 2007.

MELLO, Diene Eire; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Didática do Online. Portugal: Universidade Aberta, 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo.C; RAMOS, Maurivam Güntzel. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica, 21 ed, 2013.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Educação e Contemporaneidade, v. 11, n. 18, p. 424, 2002. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/hipertexto/home/ava.pdf. Acesso em: 05 nov. 2021.

SANTOS, Edméa Oliveira dos. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: Actas do X congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. 2009. p. 5658-5671. Disponível em: https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf . Acesso em 16 nov. 2021.

SELWYN, Neil. "O que queremos dizer com “educação” e “tecnologia”. Education and Tecnology: key issues and debates. Edição para Kindle. Traduzido pela Profa. Dra. Giselle Martins dos Santos Ferreira, Coordenadora do Grupo de Pesquisas TICPE, PPGE/UNESA. 2011. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2016/12/neil_selwyn _keyquestions_cap1_trad_pt_final1.pdf. Acesso em: 25 out. 2021.

SILVA, Marco. Formação de professores para a docência online. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

SILVA, Manoel Bruno Campelo. As TDIC e a EAD na formação de professores de informática educacional: um experimento de ensino em AVA - UFOPA. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém/PA, 2021.

STAKE, Robert E. Investigación com estúdio de casos. Madrid: Morata, 1998.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática Educacional. Santarém: UFOPA, 2017. Disponível em: http://www2.ufopa.edu.br/ufopa/arquivo/proen-cursos-portarias-ppcs/copy_of__PPC_LIE_.pdf. Acesso em 12 set. 2021.

VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologia digitais de informação e comunicação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. In: CAVALHEIRI, Alceu; ENGERROFF, Sérgio Nicolau; SILVA, Jolair da Costa (Orgs.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013.

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

CAMPELO DA SILVA, Manoel Bruno; SOUSA MAFRA, José Ricardo e. EXPERIMENTAÇÃO COM TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES E LIMITES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22053, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22053.id1487. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/240. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias