EXPERIMENTAÇÃO COM TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES E LIMITES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22053.id1487

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Experimentação com tecnologias, AVA

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir fatores que potencializam ou dificultam a elaboração de propostas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), em um curso de Licenciatura em Informática Educacional. A fundamentação teórica está ancorada em estudos sobre ambientes tecnológicos, tecnologias educacionais e formação docente. A metodologia de investigação envolveu a participação de 26 discentes matriculados em um componente curricular do curso e integrou um planejamento e o desenvolvimento de um conjunto de atividades de configuração de um AVA. As técnicas utilizadas, para a organização e tratamento dos dados e informações obtidas, foram a observação participante, atividades exploratórias e questionários de avaliação. Apesar das dificuldades operacionais apresentadas pelos licenciandos, a experimentação se mostrou uma alternativa viável para integrar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e o Ensino a Distância (EaD), na formação inicial do professor de informática educacional.

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Biografia do Autor

Manoel Bruno Campelo da Silva, UFOPA

Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/UFOPA) Assistente em Administração (UFOPA)

José Ricardo e Sousa Mafra, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Professor Associado (UFOPA) Docente nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOPA), Doutorado em Educação (EDUCANorte/UFPA) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFPA).

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

CAMPELO DA SILVA, Manoel Bruno; SOUSA MAFRA, José Ricardo e. EXPERIMENTAÇÃO COM TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES E LIMITES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22053, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22053.id1487. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/240. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias