AÇÕES ÉTICAS PARA O COMBATE AO BULLYING: UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL OFERTADO PELO IFMT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22059.id1587

Palavras-chave:

Formação humana, Cidadania, Agressões no ambiente escolar

Resumo

O bullying refere-se à demonstração de poder interpessoal mediante prática de ações relativas à agressão/violência nas escolas. Assim, o presente artigo investiga como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) apresenta a temática do bullying em seus documentos oficiais, considerando as transformações proporcionadas pelas políticas públicas na educação brasileira. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, na qual buscou-se analisar os instrumentos normativos da instituição à luz da legislação educacional nacional. Entre os resultados, constatou-se que, nos documentos analisados, são perceptíveis a preocupação e o cuidado com a temática. Entretanto a ética, como tema balizador de debates e ações - meio para mitigar os atos de intimidação e agressão física e psicológica entre estudantes, figura ainda como uma questão nova e que necessita de atenção para além dos documentos oficiais, em um trabalho que permeie, em especial, todo o ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Elizabeth da Cunha Filha, IFMT

Mestranda Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFMT) Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Juliana Saragiotto Silva, USP

Pós-doutorado em Bioinformática (USP) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFMT)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

CUNHA FILHA, Elizabeth da; SARAGIOTTO SILVA, Juliana. AÇÕES ÉTICAS PARA O COMBATE AO BULLYING: UM OLHAR PARA OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL OFERTADO PELO IFMT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22059, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22059.id1587. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/246. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias