O NOVO ENSINO MÉDIO E A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: COMPREENDER PARA RESISTIR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e017.id1452

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica, Professores de Biologia

Resumo

O artigo está situado no contexto mais amplo das discussões que envolvem o Novo Ensino Médio. Objetivou-se, portanto, analisar as implicações do Novo Ensino Médio no que diz respeito à docência em Biologia para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para tanto, consultou-se a Lei nº 13.415/2017 e as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de artigos científicos publicados em periódicos. A técnica utilizada para analisar os dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD) e o referencial teórico-metodológico o materialismo histórico. Por decorrência da divisão do currículo em áreas de conhecimentos e itinerários formativos, os conteúdos de ensino da Biologia poderão ser reduzidos na EPTNM, o que implicará diretamente no trabalho dos professores. Em oposição a isso, defende-se que os docentes de Biologia recebam formação para compreender e resistir ao Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, IFRN

Doutorando em Educação (PPGEP/IFRN) Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Ana Lúcia Sarmento Henrique, UCM

Doutora em Educação (UCM, Espanha) Professora lotada no IFRN Zona Leste, Docente do PPGEP/IFRN

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

CAVALCANTE DE MORAIS, João Kaio; SARMENTO HENRIQUE, Ana Lúcia. O NOVO ENSINO MÉDIO E A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: COMPREENDER PARA RESISTIR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e017, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e017.id1452. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/265. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias