ABANDONO, EVASÃO E FRACASSO ESCOLAR NA 1.A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO, PARANÁ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e025.id1344

Palavras-chave:

Abandono, Ensino Médio, Fracasso Escolar

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender o que motiva o abandono e a evasão na 1.a série do ensino médio em três escolas da rede estadual no município de Pato Branco, situado no Sudoeste do Paraná, a partir da compreensão de pedagogas destas escolas. A pesquisa foi realizada no PPG em Educação, nível de mestrado. Com abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, análise documental e dados levantados via formulário on-line, tendo como suporte teórico autores como Patto (2015), Freitas (2018) e outros. Como resultado, destaca que, frente ao abandono e fracasso escolar, ainda persiste, por parte destes profissionais, uma compreensão que tende a culpabilizar os jovens ou fatores sociais externos, amenizando as responsabilidades da escola e, por vezes, ignorando a responsabilidade do Estado em relação a políticas de acesso e permanência na escola.

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Biografia do Autor

Rodinéia Rekssua Rodrigues, UNIOESTE

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/FB). Professora Pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Paraná

Suely Aparecida Martins, UFSC

Doutora em Sociologia Política (UFSC) Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Docente do Mestrado em Educação (PPGE/UNIOESTE)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

REKSSUA RODRIGUES, Rodinéia; APARECIDA MARTINS, Suely. ABANDONO, EVASÃO E FRACASSO ESCOLAR NA 1.A SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO, PARANÁ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e025, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e025.id1344. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/275. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias