A ANIMAÇÃO ESTÁ PARA PEIXE: O GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SÉRIE PEIXONAUTA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e043.id1070

Palavras-chave:

Divulgação científica, Infância, Animação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a comunicação da ciência na série animada Peixonauta. Para tanto, foi realizada uma análise documental de 27 episódios da segunda temporada da série. Baseado na concepção de ciência, atividade dos cientistas e concepção de infância evidenciou-se que, embora não seja produzido para fins escolares, os objetivos dessa animação são educacionais e seguem a uma tendência que se aproxima, em alguma medida, de concepções escolares de ciência. Embora a vida dos animais seja um aspecto excessivamente explorado nesses materiais, informações sobre os bichos que estão próximos às crianças são pouco frequentes na animação. Reitera-se a importância dessa animação como possibilidade de promoção da linguagem de divulgação científica para crianças.

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Biografia do Autor

Yara Moreira Câmara, UFOP

Mestrado em Educação (UFOP) Professora da Rede Municipal de Ouro Preto

Sheila Alves de Almeida, UFOP

Doutorado em Educação, Professora Associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

MOREIRA CÂMARA, Yara; ALVES DE ALMEIDA, Sheila. A ANIMAÇÃO ESTÁ PARA PEIXE: O GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SÉRIE PEIXONAUTA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e043, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e043.id1070. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/329. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias