SABERES DOCENTES A PARTIR DE UMA HISTÓRIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO: COMO ME FIZ PROFESSOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e050.id1302

Palavras-chave:

Autobiografia, Ensino de Ciências, Professor Formador

Resumo

Este texto apresenta o percurso formativo de um docente, autor e pesquisador, sujeito da própria história, contextualizado em um período de 55 anos. O objetivo foi investigar os aspectos formativos dos eventos e episódios influentes ao ensino e formação, percebidos na construção e ressignificação de saberes docentes para/sobre o ato de ensinar/formar para os anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Básica e Ensino Superior. Década a década são narrados momentos que marcaram a biografia do docente, considerando principalmente aspectos da história e política brasileira e, ainda, sua prática nas instituições em que atuou. Todo esse processo é fundamentado essencialmente na pesquisa autobiográfica. A narrativa autobiográfica permitiu um olhar holístico de um ator que vivenciou a história aqui contada, contextualizada a partir de sua percepção e concepção dos eventos, indicando a complexidade de se constituir professor que, na perspectiva freireana, é um ser inacabado, que está em constante transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edward Bertholine de Castro, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Campus Cuiabá.

Referências

ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro. de. Reflexões sobre Ensino, Aprendizagem, Conhecimento... In: Revista de Ciência & Tecnologia. Piracicaba-SP: Editora UNIMEP, Ano 2, Nº 3, Julho/1993.

ARROYO, Miguel. A função social do ensino de ciências. Em aberto, v. 7, n. 40, p. 3-11, 1988.

BENITE, Claudio Roberto Machado. Discussão curricular a partir do tema energia numa perspectiva de intervenção na formação continuada de professores. 2009. 113f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. 496 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CASTRO, Edward Bertholine. Trajetória, processo formativo e saberes docentes: estudo Autobiográfico sobre memórias e ressignificações de um Formador de professores para educação básica na área de ciências biológicas. Tese Doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019.

CHASSOT, Áttico Inácio. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 2016.

CHAVES, Silvia Nogueira. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de ciências: tensões entre o pensar e o agir. Campinas: FE/UNICAMP, 2000. (Tese de Doutorado).

FABRE, Michel. Penser la formation. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio

de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, Nilson Marcos Dias. Ensinando a ensinar física: um projeto desenvolvido no Brasil nos anos 1970. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Goiânia (s.n.), 2006.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo De Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011. 300p

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas 2010.

KRASILCHIK, Myrian. O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: EPU: EDUSP, 1987.

LELLIS, Mirian; MUELLER, Eduardo Ribeiro. O PARFOR da UFMT: um olhar sobre a gestão de cursos. In: SOUZA, M. I. P.O.; FRISSELLI, R. R. Z. (Orgs). O PARFOR, a formação e a ação dos professores da educação básica, v. 2. Londrina: PARFOR/UEL, 2017.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo De Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, SP: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MARCONI, Marina De Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliografia, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MATTHEWS, Michael. S. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995.

MORIM, Edgar. Ciência com Consciência. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NOVOA, Antonio. Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.

OLIVEIRA, Renato José De. A escola e o ensino de ciências. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2000.

RAMOS, Fernanda Peres; NEVES, Marcos Cesar Danhoni.; CORAZZA, Maria Júlia. A ciência moderna e as concepções contemporâneas em discursos de professores-pesquisadores: entre rupturas e a continuidade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 1, p. 84-108, 2011.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1990.

VIDAL, Diana Gonçalves. A fonte oral e a pesquisa em História da Educação: algumas considerações. Educação em Revista, Belo Horizonte, nº 27, jul/1998.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

BERTHOLINE DE CASTRO, Edward. SABERES DOCENTES A PARTIR DE UMA HISTÓRIA DE VIDA NA EDUCAÇÃO: COMO ME FIZ PROFESSOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e050, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e050.id1302. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/338. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias