O TECER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE E OS PROCESSOS DE INDUÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e072.id1233

Palavras-chave:

Professor iniciante, Processo de indução, Acolhimento, Coordenador Pedagógico

Resumo

A partir de um estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa, o presente artigo se propõe a investigar como os professores iniciantes são acolhidos e acompanhados no desenvolvimento de suas ações pedagógicas, “aprendendo a ser professor”. Como fundamentação teórica, aprofundamos os conceitos referentes ao desenvolvimento profissional do professor iniciante, o acolhimento, os processos de indução pedagógica e a constituição de vínculos entre o docente e o coordenador pedagógico, no desenvolvimento do processo formativo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, visando a caracterizar o grupo pesquisado e também por entrevistas. Os dados revelaram que as ações essenciais, como a escuta, a fala e o olhar foram pouco evidenciadas pelos educadores em questão. As experiências vividas anteriores à escolha da profissão se fazem presentes na história profissional desses professores e influenciam a maneira de ensinar. A reflexão da prática, realizada pelo professor iniciante, ocorre, na maior parte das vezes, de forma solitária, e os conhecimentos pedagógicos não são ensinados na instituição escolar, nem nos momentos formativos.

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Biografia do Autor

Érica Cristina Souza Sena, USCS

Mestrado em Educação (USCS) Professora na Rede Pública de Ensino da Prefeitura Municipal de Santo André

Maria de Fátima Ramos de Andrade, UPM

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (UPM) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação (USCS)

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, UPM

Doutorado em Educação (PUC/RJ) Docente do Programa Interdisciplinar em Educação, Arte e História da Cultura (UPM)

Ana Silvia Moço Aparício, UNICAMP

Doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP) Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação (USCS)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

SOUZA SENA, Érica Cristina; FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE, Maria de; NICOLETTI MIZUKAMI, Maria da Graça; MOÇO APARÍCIO, Ana Silvia. O TECER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR INICIANTE E OS PROCESSOS DE INDUÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e072, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e072.id1233. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/360. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias